Comissão examina projeto que estimula qualificação de beneficiários do Fies



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) está reunida para exame de dez proposições, entre as quais o projeto de lei de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que tem como principal objetivo promover a qualificação profissional dos beneficiários do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) que não estejam no mercado de trabalho.

A proposta (PLS 9/2010) sugere que a União estimule convênios com estados e municípios para qualificar os profissionais. O texto prevê ainda o abatimento de 1% do saldo devedor consolidado por mês de participação em programa de qualificação, além da oferta de uma bolsa aos participantes, de R$545 ou R$1.090, conforme a jornada da qualificação (20 ou 40 horas).

Outro projeto na pauta modifica a lei que instituiu a Bolsa-Atleta para incluir entre os requisitos necessários para o esportista pleitear o benefício não ter recebido resultado positivo de exame antidoping nos dois anos anteriores. A proposta (PLC 91/2012) veio da Câmara dos Deputados, sendo autor o deputado Deley (PSC-RJ).

 

Mais informações a seguir



10/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova incentivo à qualificação profissional de estudantes beneficiários do Fies

CE analisa convênios para a qualificação de beneficiários do Fies

Beneficiários do Fies poderão ter incentivo para qualificação profissional

Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE

Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE

CE pode votar incentivo para qualificação profissional de beneficiários do Fies