Aprovada autorização para União doar áreas de seu domínio em MT



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (13), projeto (PLC 14/10) que autoriza a União a doar ao estado de Mato Grosso áreas de seu domínio nas glebas denominadas Maiká, em litígio junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), e Cristalino/Divisa, suspensa por decisão do STF. A matéria é de iniciativa do Poder Executivo e ainda vai ser analisada pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O parecer favorável ao PLC 14/10 foi elaborado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT). Segundo ressaltou, essa autorização não alcança, entre outras, terras destinadas pelo governo federal a projetos de assentamento e áreas de unidades de conservação já instituídas - ou em processo - pela União. O projeto determina, entretanto, que as áreas doadas ao estado do Mato Grosso sejam utilizadas, preferencialmente, em atividades de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável; assentamento, colonização e regularização fundiária.

Gilberto Goellner comemorou a possibilidade aberta pelo PLC 14/10 de se associar, nas terras doadas, atividades de colonização e reforma fundiária e de conservação ambiental.

- Essas áreas apresentam altíssima sustentabilidade ambiental e, por isso, espero que o estado saiba dar destinação viável de conservação - declarou.



13/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada autorização para União doar áreas de seu domínio em Mato Grosso

Aprovada autorização para União repassar recursos para preservação histórica e geográfica

Patrimônio cultural subaquático pode passar ao domínio da União

Ilhas que integram território de município poderão sair do domínio da União

Aprovada autorização para empréstimo de US$ 19,7 milhões ao Rio.

União Europeia vai doar R$ 450 mil em ajuda humanitária às vítimas da região serrana