Ilhas que integram território de município poderão sair do domínio da União



O Senado poderá votar na próxima terça-feira (5) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 15/2004, que retira do domínio da União as ilhas costeiras que abriguem municípios. De autoria do deputado Edison Andrino, a PEC altera o inciso IV do artigo 20 da Constituição, que define os bens de propriedade da União.

De acordo com o deputado e o relator da matéria no Senado, Jorge Bornhausen (PFL-SC), a proposta visa a retirar um entrave ao desenvolvimento dos municípios localizados nessas ilhas. Capitais como Florianópolis, em Santa Catarina; São Luis, no Maranhão; e Vitória, no Espírito Santo, são exemplos de municípios localizados em ilhas costeiras.

- À época da Constituinte defendemos com veemência a tese de que as ilhas oceânicas e costeiras, onde há sede de municípios, não deveriam ser incorporadas aos bens da União. Lamentavelmente, a emenda por nós restou rejeitada - relembra Bornhausen. O senador observa que a proposta não traz risco às áreas destinadas ao serviço público e à proteção ambiental, ressalvadas no inciso que se pretende modificar.



29/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney promete votação de proposta que retira dos bens da União as ilhas oceânicas e costeiras

Aprovada autorização para União doar áreas de seu domínio em MT

Patrimônio cultural subaquático pode passar ao domínio da União

Aprovada autorização para União doar áreas de seu domínio em Mato Grosso

Plenário aprova transferência de servidores do ex-território de Rondônia aos quadros da União

LUCENA PREGA UNIÃO PARA BRASIL SAIR DA CRISE