Aprovada criação de fundo de financiamento do ecoturismo



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (21) projeto de lei que cria o Fundo de Incentivo à Geração de Emprego no Setor de Ecoturismo (Fungeco).

De acordo com o PLS 687/11, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o fundo contará com recursos provenientes de dotações orçamentárias da União e de arrecadação de multas por dano ao meio ambiente e por descumprimento do Código Florestal.

Os recursos vão financiar programas e atividades de treinamento e capacitação de mão-de-obra para o desenvolvimento das atividades voltadas ao ecoturismo; conscientização das populações localizadas em áreas de preservação ambiental; visitação de parques nacionais; promoção e divulgação, no país e no exterior, das atividades de ecoturismo no Brasil.

O projeto ainda será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Turismo rural

Outro projeto aprovado, que também será examinado em caráter terminativo pela CAE, é o PLS 65/2012 – Complementar, que estabelece alíquota máxima de 3% para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza incidente nas atividades prestadas no âmbito do turismo rural.

O autor da proposta, senador Lauro Antônio (PR-SE), ressalta que o turismo rural gera inúmeros benefícios, como a conservação dos recursos naturais, o desenvolvimento de micro e pequenos negócios e a melhoria da vida no campo.

Garantia Safra

A comissão também aprovou o PLS 238/2012, que estende o Benefício Garantia Safra aos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). De autoria do senador Antonio Russo (PR-MS), a proposta agora será apreciada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em decisão terminativa.

De acordo com a proposta, a perda de safra por excesso hídrico será motivo de acesso aos recursos do benefício, uma vez que os agricultores do Centro-Oeste estão sujeitos aos mesmos reveses climáticos enfrentados pelos agricultores do Nordeste, como o excesso de chuvas, ainda que em escala diferente.

Alojamento temporário

A comissão aprovou ainda o PLS 206/2012, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que acrescenta dispositivo ao artigo 68 da Lei 9.610/98, a fim de que não se considere como execução pública, para fins de cobrança de direitos autorais, a utilização de composições musicais ou literomusicais, de fonogramas e de obras audiovisuais nas unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, nos estabelecimentos destinados à prestação de serviços de alojamento temporário.

O projeto – a ser apreciado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em decisão terminativa – estabelece ainda que nos hotéis, motéis e outros meios de hospedagem, os cômodos destinados à prestação de serviços de alojamento temporário não se consideram locais de frequência coletiva, mas unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede.

Requerimentos

Dois requerimentos para a realização de audiências públicas foram aprovados pela comissão. O primeiro debate será sobre as ações de controle e prevenção da monilíase, doença que ameaça as plantações de cacau na Bahia. A segunda audiência pública vai discutir os problemas ligados ao desabastecimento de milho no Nordeste.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), autora dos dois requerimentos, explicou que o desabastecimento ocorre em razão de um problema estrutural ligado à produção e distribuição de milho no Nordeste, o que compromete a oferta de alimentos aos rebanhos da região.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação de fundo de financiamento à exportação

Projeto autoriza criação de fundo para incentivar ecoturismo

Criação de fundo para estimular ecoturismo aguarda votação na CDR

ODACIR PROPÕE CRIAÇÃO DE FUNDO PÚBLICO PARA FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS

Aprovada criação de fundo para atender idosos

Fundo para incentivar ecoturismo está na pauta da CDR