Aprovada criação de novos feriados nacionais



A terça-feira de Carnaval, a sexta-feira da Paixão e a quinta-feira de Corpus Christi serão incluídos entre os feriados nacionais, segundo o Projeto de Lei do Senado 157/06, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que foi aprovado nesta terça-feira (6), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE).

Em seu voto favorável à proposta, o relator da matéria, senador Marco Maciel (PFL-PE), considerou a inclusão dos novos feriados como uma "exigência das relações trabalhistas", em particular no setor privado. Com a aprovação do projeto, observou o senador, será legitimada a concessão de direitos trabalhistas referentes a esses feriados, seja em relação à paralisação de atividades ou à remuneração extraordinária dos empregados que vierem a trabalhar nessas datas.

Aprovado por unanimidade, o projeto altera a Lei 662, de 1949, que regulamenta os feriados nacionais. Uma emenda do relator modificou ainda a Lei 9.093, de 1995, para retirar do texto, que trata dos feriados religiosos, a sexta-feira da Paixão. Com isso, o relator procurou evitar a duplicidade de menções à mesma data em leis diferentes.

A comissão decidiu ainda realizar três audiências públicas. O novo plano de desenvolvimento da educação, apresentado na segunda-feira (5) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ser o tema da primeira delas. A iniciativa foi do senador Renato Casagrande (PSB-ES), que deseja debater o tema com o ministro da Educação, Fernando Haddad, antes da divulgação oficial das medidas.

A segunda audiência, proposta pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), será dedicada ao debate do Projeto de Lei do Senado 284/06, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que trata do planejamento familiar e reduz a idade mínima para o exercício da opção pela esterilização cirúrgica. A terceira audiência, solicitada pela senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), destina-se ao debate do Projeto de Lei 281/05, de sua autoria, que permite a prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal.

A pedido do senador Augusto Botelho (PT-RR), foi concedida vista do Projeto de Lei do Senado 4/06, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da CE, que modifica diversos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Entre as medidas do projeto, estão a obrigatoriedade do atendimento médico e odontológico a estudantes e a avaliação do rendimento escolar na educação infantil.

Segundo Augusto Botelho, a assessoria técnica do PT solicitou tempo para avaliar o impacto das medidas. O pedido de vista, porém, foi criticado pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O projeto, que recebeu voto favorável do relator, senador Mão Santa (PMDB-PI), deverá voltar à pauta na próxima semana.

Poupança Jovem

Também na reunião da CE desta terça-feira, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) elogiou o lançamento do programa Poupança Jovem pelo governo de Minas Gerais. O programa garante o depósito anual de R$ 1 mil a alunos do ensino médio que tenham bom rendimento escolar. Caso concluam com sucesso o ensino médio, os beneficiados poderão sacar os R$ 3 mil depositados no período. Na opinião do senador, o programa ajudará a combater a evasão escolar no segundo grau.

Na avaliação de Cristovam Buarque, um programa como o Poupança Jovem pode ser considerado ainda mais importante que o Bolsa-Escola, pois serve de estímulo à conclusão do ensino médio. O senador Flávio Arns (PT-PR) sugeriu que a comissão acompanhe a aplicação do programa e analise seus resultados.



06/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Feriados nacionais

Nova lei de feriados nacionais vai a sanção presidencial

Projeto cria mais feriados nacionais

Comissão de Educação adia exame da mudança em feriados nacionais

Aprovada criação de novos cargos no TCU

APROVADA CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS NA PF