Projeto cria mais feriados nacionais



A terça-feira de Carnaval, a sexta-feira da Paixão e a quinta-feira de Corpus Christi poderão ser incluídas na Lei 661, de 1949, que determina quais são os feriados nacionais, se for aprovado projeto (PLS 157/06) do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). A proposta tem como relator o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e receberá decisão terminativa na Comissão de Educação (CE).

Os atuais feriados nacionais oficiais, previstos em lei, são 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Na justificação do projeto, Valdir Raupp destaca que as datas que pretende incluir entre os feriados nacionais representam as mais populares e tradicionais comemorações religiosas do país.

"Poder-se-ia, em princípio, supor que os costumes e tradições do país provêem amparo suficiente para a garantia dos efeitos cívicos e religiosos dos feriados destas datas (a serem incluídas na lei), sendo desnecessária a positivação legal para esse fim. No entanto, alguns efeitos jurídicos da declaração de feriado, principalmente aqueles com repercussão econômica, dependem da previsão legal específica", diz o senador, em sua justificativa.

Para Raupp, algumas pessoas que exercem relações de trabalho privadas podem ser prejudicadas se não houver uma lei em favor desses feriados. A garantia legal protegerá a remuneração trabalhista nesses dias. O senador considera a atual situação injusta para com grande parte da população trabalhadora, uma vez que essas datas são amplamente adotadas como feriado pelo serviço público.



13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Feriados nacionais

Nova lei de feriados nacionais vai a sanção presidencial

Aprovada criação de novos feriados nacionais

Comissão de Educação adia exame da mudança em feriados nacionais

Mudança na comemoração de feriados nacionais está na pauta da Comissão de Educação

Veículos longos não poderão transitar por estradas federais durante feriados nacionais