Aprovada mistura de farinha de mandioca para fabricação de pães



Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto (PLC 22/07) que regulamenta a mistura de farinha de mandioca e seus derivados, como fécula e raspa, à farinha de trigo usada na fabricação de pães. O relator da proposição, senador Flávio Arns (PT-PR), favorável à proposta, explicou que o uso da mistura não é obrigatório.

- Ninguém será obrigado a usar a mistura, não há imposição. Cada padaria pode decidir se quer ou não usar a mistura de farinha de mandioca. Nos estoques públicos, a mistura será utilizada conforme necessidade do mercado, na proporção de zero a dez por cento de farinha de mandioca - explicou Arns.

Na discussão da matéria, Osmar Dias (PDT-PR) destacou que a medida poderá ajudar a reduzir a pressão sobre a farinha do trigo e o preço final do produto. Também o senador Valter Pereira (PMDB-MS) considerou que a mistura de farinha de mandioca na produção de pães representa alternativa para reduzir a dependência do Brasil em termos do trigo importado.

Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) defenderam igualdade de tributação incidente sobre as farinhas de trigo e de mandioca, de forma a não onerar as padarias que optarem pela mistura de farinhas. Conforme proposta do presidente da CAE, Aloizio Mercadante (PT-SP), os aspectos sobre tributação previstos no projeto serão discutidos com representantes do governo e, se necessário, será apresentada emenda ao texto, quando do exame do mesmo pelo Plenário do Senado.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado incentivo tributário para a mistura de farinha de mandioca à farinha de trigo

CMA deverá votar projeto que concede incentivo tributário para a mistura de farinha de mandioca à farinha de trigo

Proposta que permite mistura de farinhas na fabricação de pães é aprovada na CAE

Farinha de mandioca terá novos padrões de qualidade

Farinha de mandioca ficará isenta de ICMS em São Paulo

CAE discutirá projeto que prevê adição de fécula de mandioca à farinha de trigo