Aprovada proposta que altera indicadores de produtividade de fazendas



Proposta que modifica parâmetros, índices e indicadores de produtividade de estabelecimentos rurais, utilizados em processos de desapropriação de terras rurais, foi acolhida nesta terça-feira (30) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O texto altera a Lei 8.629/93, que regulamenta norma constitucional referente à implementação da reforma agrária no país.

Relatora da matéria na CRA, Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou texto substitutivo ao projeto (PLS 202/05) de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Conforme relatório aprovado na comissão, propriedade produtiva passa a ser aquela que atinge grau de eficiência na exploração, segundo parâmetros, índices e indicadores fixados pelo órgão federal competente.

Pela legislação atual, para ser considerada produtiva, a propriedade deve apresentar, além de eficiência na exploração, determinado nível de utilização da terra, definido de acordo com índices fixados por órgão federal.

De acordo com o substitutivo, ficarão estabelecidos prazos de dois anos, em caso de culturas temporárias, e de cinco anos, em caso de culturas perenes e de exploração pecuária, para a adaptação das propriedades rurais à nova lei.

Caberá ao Congresso Nacional aprovar os parâmetros, índices e indicadores que informam o conceito de produtividade, que serão ajustados, periodicamente, pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ouvido o Conselho Nacional de Política Agrária, com base em estudos científicos realizados pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

A proposta será votada em turno suplementar na CRA, seguindo então para exame na Câmara dos Deputados.

Frigoríficos

Na quinta-feira (2), membros da CRA vão a Belém para, em audiência pública, discutir a situação dos frigoríficos locais. As empresas enfrentam embargo de grandes redes atacadistas, motivadas por decisão do Ministério Público do Pará de responsabilizar frigoríficos e fazendeiros do estado pelo desmatamento da Amazônia.

A senadora Kátia Abreu disse que a crise do setor no Pará começa a se estender para outros estados, como Rondônia, e só será resolvida com a alteração do Código Florestal Brasileiro, que trata da regularização das áreas de produção.



30/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROPOSTA QUE ALTERA ESCOLHA DE ADVOGADO PARA TSE É APROVADA PELA CCJ

Aprovada proposta que altera normas para realização de audiências públicas

Volta ao Plenário projeto que altera índices de produtividade rural

CRA rejeita emendas a projeto que altera índices de produtividade rural

Aprovada PEC que estabelece avaliação por indicadores de responsabilidade social

Gilberto Goellner critica proposta de revisão dos índices de produtividade agrícola