Aprovada urgência para projeto que suspende decisão do TSE sobre cadeiras na Câmara
O Plenário aprovou, na tarde desta quarta-feira (17), requerimento de urgência para o projeto de decreto legislativo (PDS 85/2013) que suspende a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de redefinir o número de deputados federais por estado. Com isso, o projeto deve ser apreciado em Plenário na próxima semana, ficando dispensado de tramitar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O projeto, apresentado pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), determina que sejam sustados os efeitos da decisão adotada pelo TSE em 9 de abril, que retirou uma vaga da bancada de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e duas vagas da Paraíba e do Piauí. O TSE também aumentou em uma vaga as bancadas do Amazonas e de Santa Catarina, em duas vagas as representações do Ceará e de Minas Gerais e em quatro vagas a bancada do Pará na Câmara.
O novo cálculo apresentado pelo TSE foi feito com base nos dados do Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados tem por base a população dos estados em 1998. A decisão também atinge as Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
17/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário retira urgência de projeto que muda decisão do TSE sobre cadeiras na Câmara
Adiada votação de decreto que suspende decisão do TSE sobre alteração de cadeiras na Câmara
Plenário vota na próxima semana decreto que suspende decisão do TSE sobre número de cadeiras na Câmara
Eduardo Lopes: projeto que muda decisão do TSE sobre cadeiras na Câmara deve ser votado na quinta
Decreto legislativo pode sustar decisão do TSE sobre divisão de cadeiras na Câmara
APROVADA URGÊNCIA PARA DECISÃO SOBRE DÍVIDAS DE COMPANHIAS DE HABITAÇÃO