Aprovadas indicações de duas juízas para o TST



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na tarde desta quarta-feira (9), as indicações das juízas Dora Maria da Costa e Maria de Assis Calsing para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essas indicações, feitas pelo presidente da República, ainda terão de ser ratificadas em votação no Plenário.

Dora Maria da Costa, nascida em 1951 em Minas Gerais, foi juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás). Já Maria de Assis Calsing, que nasceu em 1952, também em Minas Gerais, foi juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal). As vagas para as quais elas foram indicadas surgiram com as aposentadorias de José Luciano de Castilho Pereira e Ronaldo José Lopes Leal, respectivamente. Ambas as indicações foram aprovadas pela comissão, nesta quarta-feira, com 19 votos cada.

Durante a reunião, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) declarou que se estava vivendo "um momento muito especial, porque é a primeira vez na história do Brasil que duas mulheres são argüidas simultaneamente para se tornarem ministras do Tribunal Superior do Trabalho".

Ao destacar a trajetória profissional de Dora Maria da Costa, Serys afirmou que a juíza, já aos sete anos, ajudava a família, como trabalhadora rural, a plantar e capinar "uma diminuta lavoura de milho e feijão". O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), por outro lado, ao mencionar a trajetória de Maria de Assis Calsing, disse que esta julgou mais de oito mil processos no Tribunal Regional do Trabalho.

09/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas duas indicações para o Superior Tribunal Militar

APROVADAS DUAS INDICAÇÕES PARA DIREÇÃO DE AGÊNCIAS REGULADORAS

Aprovadas duas indicações para a diretoria do Banco Central

Aprovadas duas indicações de embaixadores

Aprovadas indicações para o STJ e CNJ

Indicações para a Anvisa e a ANS são aprovadas