Aprovadas indicações de embaixadores para Guiana e República Dominicana



Os senadores aprovaram, na noite desta terça-feira (16), a indicação de Luiz Gilberto Seixas de Andrade para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Guiana (República Cooperativista da Guiana), com 47 votos favoráveis e cinco contrários. Também foi aprovada pelos senadores, com 43 votos a favor e cinco contra, a indicação de João Solano Carneiro da Cunha para o cargo de embaixador do Brasil na República Dominicana. O presidente da República será comunicado sobre essas aprovações.

Em 28 de maio último, ambos os diplomatas já haviam tido suas indicações aprovadas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), cada um obtendo 13 votos favoráveis no colegiado, ou seja, unanimidade.

O diplomata Luiz Gilberto Seixas Andrade é economista, detentor da Ordem do Rio Branco no grau de oficial e especialista em Sistema de Privilégios e Imunidades. Este será seu primeiro posto como embaixador. Já o diplomata João Solano Carneiro da Cunha é bacharel em língua e literatura francesa, pela Universidade de Nancy, e entrou na carreira diplomática em 1978. Este será seu primeiro cargo de embaixador.

A República Dominicana é uma nação localizada no Caribe, América Central. Sua capital é Santo Domingo e a língua oficial é a espanhola. Trata-se de uma república presidencialista. Tem território de mais de 48 mil quilômetros quadrados e mais de 9,5 milhões de habitantes.

Em seu relatório sobre a indicação, o Itamaraty enfatiza a importância de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em atividades com a República Dominicana, seja para a compra de aviões Super-Tucanos da Embraer seja para a realização de obras de infraestrutura, como hidrelétricas e aquedutos que estão sendo construídos pelas empresas Andrade Gutiérrez e Norberto Odebrecht.

A República Cooperativista da Guiana localiza-se bem ao norte da América dos Sul, sua capital é Georgetown. A língua oficial é o inglês e o território abrange mais de 214 mil quilômetros quadrados para uma população de quase um milhão de habitantes.

De acordo com o Itamaraty, as relações comerciais entre Brasil e Guiana cresceram 133% entre 2002 e 2008. O intercâmbio bilateral, tanto econômico quanto cultural, terá grande impulso quando for inaugurada a ponte sobre o Rio Tacutu, uma ligação rodoviária entre os dois países já em fase final de construção.



16/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados na CRE embaixadores para Guiana e República Dominicana

Aprovadas indicações para embaixadores no Gabão e no Vietnã

Aprovadas indicações de embaixadores para Alemanha, Granada e Suazilândia

Aprovadas indicações de embaixadores para Azerbaijão e Cabo Verde

Aprovadas indicações de embaixadores para China e Timor Leste

Indicações de embaixadores para Dominica e Hungria são aprovadas pela CRE