Indicações de embaixadores para Dominica e Hungria são aprovadas pela CRE



As indicações dos nomes dos diplomatas José Marcos Nogueira Viana para embaixador na Dominica e de Sérgio Eduardo Moreira Lima para embaixador na Hungria foram aprovadas nesta quinta-feira (9), por unanimidade, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e seguem para votação em Plenário.

Em sua exposição, Moreira Lima observou que uma das maiores oportunidades nas relações entre Brasil e Hungria está no campo da cooperação científica e tecnológica. Ele onservou que aquele país se destaca pelo grande número de engenheiros, mão de obra carente no Brasil, "principalmente para enfrentar os desafios do pré-sal".

País da Europa Central, a Hungria integra a União Europeia desde 2004.As exportações brasileiras para a Hungria cresceram 100% de janeiro a outubro de 2010, chegando a U$ 14,7 milhões. Os principais produtos exportados pelo Brasil são pasta química de madeira, couros e peles bovinas e peças de motores para automóveis movidos a diesel. Já as importações brasileiras de janeiro a outubro deste ano somaram U$ 188,7e foram principalmente de discos magnéticos, papel e peças para marchas de veículos automotores.

Sérgio Eduardo Moreira Lima é graduado em Direito e ingressou na carreira diplomática em 1971. Entre os cargos ocupados, estão o de segundo e primeiro secretário da Embaixada em Washington, em 1979; primeiro secretário e encarregado de negócios da Embaixada em Lisboa, em 1983; chefe da Divisão de Privilégios e Imunidades do Cerimonial, em 1987; conselheiro de Missão junto às Nações Unidas, em Nova York, em 1989; chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base, em 1992; embaixador em Tel Aviv, em 2003 e em Oslo, no ano de 2007.

O relator da indicação foi o senador Adelmir Santana (DEM-DF). 

Dominica 

Indicado para o cargo de embaixador do Brasil em Dominica, José Marcos Nogueira Viana lembrou, em sua exposição, que ainda não existe embaixada brasileira no país e, como embaixador, terá muito a fazer. Ele informou aos membros da comissão que Dominica também está se destacando na exportação de energia hidroelétrica e se comprometeu a tentar convencer os governantes daquele país a abrir licitação internacional para a construção de um aeroporto na região, para facilitar o comércio não só com o Brasil, mas também com outros países.

- Eu me proponho a aumentar as exportações brasileiras para Dominica em cerca de 10% - prometeu José Marcos.

Dominica é um país caribenho. Na exportação, o destaque é para a banana, mas o país também comercializa cocos, frutos cítricos e óleo de coco. A indústria baseia-se no processamento de alimentos e produção de sabonetes e outros produtos derivados do coco. O comércio com o Brasil é pequeno, mas chegou a U$ 2,9 milhões em 2008, com superávit quase totalmente para o Brasil, que exporta, para aquele país, principalmente, carne e outros produtos comestíveis, madeira, carvão vegetal, obras de madeira e produtos cerâmicos.
José Marcos Nogueira Viana é formado em jornalismo e ingressou na carreira diplomática em 1986. Entre os cargos já ocupados, destacam-se o de assessor especial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em 2002, conselheiro e ministro-conselheiro na embaixada brasileira em La Paz, em 2006; e cônsul-geral adjunto em Boston, em 2008, onde concluiu o curso "Mastering Negotiations Certificate", pena Universidade de Harvard.

A indicação foi relatada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA. Apesar de votar favoravelmente à indicação de José Marcos para Dominica, o senador criticou o fato de o Brasil estar abrindo novas embaixadas em vários países, principalmente em alguns cuja presença brasileira ainda é considerada pequena. Já Cristovam Buarque elogiou a iniciativa do Governo em abrir novas embaixadas, procurando, segundo ressaltou, aumentar o relacionamento e o comércio brasileiro com outras nações.



09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações de três embaixadores são aprovadas pela Comissão de Relações Exteriores

Aprovadas indicações para embaixadores no Gabão e no Vietnã

Aprovadas indicações de embaixadores para Alemanha, Granada e Suazilândia

Aprovadas indicações de embaixadores para Azerbaijão e Cabo Verde

Aprovadas indicações de embaixadores para Guiana e República Dominicana

Aprovadas indicações de embaixadores para China e Timor Leste