Aprovadas indicações para embaixadas e agências reguladoras
O Senado aprovou indicações do presidente da República para a chefia de missões do Brasil no exterior e cargos em agências reguladoras. José Fiúza Neto teve seu nome confirmado para, cumulativamente com a Embaixada do Brasil na Guiné, exercer o cargo de embaixador na Serra Leoa. Também foi ratificada a indicação de Antonio Carlos do Nascimento Pedro para a Embaixada do Brasil no Sudão. João Batista de Rezende foi aprovado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ivo Borges de Lima para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O diplomata José Fiúza Neto recebeu o voto favorável de 40 senadores. Seis votaram contra a indicação. Segundo o Itamaraty, o embaixador é especialista em assuntos relativos à África e nas relações do Brasil com os países daquele continente. Os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) desejaram sucesso ao potiguar que estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Antonio Carlos do Nascimento Pedro, que também foi saudado pelo senador Marcelo Crivella, recebeu 40 votos favoráveis e 7 contrários. Ele tem experiência no campo do direito internacional e dos direitos humanos. Crivella observou que o diplomata foi designado para trabalhar em um país "que viveu um dos piores genocídios desse início do século, o Sudão". O senador lamentou que o governo brasileiro, na ocasião, não tenha condenado o conflito protagonizado pelo governo daquele do país e por milícias.
Já o conselho diretor da Anatel receberá mais um membro: João Batista de Rezende, cuja indicação foi aprovada com 37 votos favoráveis e 12 contrários. O economista é chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e membro do conselho de administração da Petrobras Transportes S/A (Transpetro) e do conselho fiscal da empresa binacional Alcântara Cyclone Space.
O último indicado aprovado pelo Plenário foi Ivo Borges de Lima, com 35 votos "sim" e 14 "não". O novo diretor da ANTT é assistente social pós-graduado em comunicação social. Foi chefe administrativo da Rodoviária de Brasília e atualmente exerce o cargo de assessor técnico do gabinete do senador Gim Argello (PTB-DF). Também foi secretário do Trabalho do governo do Distrito Federal.
Roberto Homem / Agência Senado
12/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovadas indicações para agências reguladoras
Senado aprova dez indicações presidenciais para embaixadas, STM e agências reguladoras
Aprovadas indicações de diretores para agências reguladoras
APROVADAS DUAS INDICAÇÕES PARA DIREÇÃO DE AGÊNCIAS REGULADORAS
Com pauta trancada por MP, Plenário poderá votar indicações para embaixadas e agências reguladoras
Aprovadas indicações para agências reguladoras, Adene, DNIT e Cade