Aprovadas penas para crimes de falsa perícia e falso testemunho



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 19) projeto do Executivo que pune os crimes de falso testemunho ou falsa perícia praticados contra o erário. Relator da matéria, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) a emendou, ampliando a pena para a prática de falso testemunho ou falsa perícia. O texto igualou essa punição à cominada a quem paga ou oferece vantagem por esses serviços. A matéria volta agora à deliberação da Câmara.

Se a Câmara mantiver as mudanças aprovadas no Senado, o Código Penal passa a impor pena de dois a quatro anos para a testemunha, perito, tradutor ou intérprete que, em processo judicial, administrativo, policial ou juízo arbitral, fizer falsa afirmação, negar ou calar a verdade, na condição de testemunha.

As penas serão aumentadas de um sexto a um terço, se o crime for praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta. Se, antes da sentença, o culpado se retratar ou declarar a verdade, deixará de ser punido. As mudanças também punem quem oferecer dinheiro para que a testemunha faça afirmação falsa.

19/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADAS NOVAS PENAS PARA CRIMES RELACIONADOS AO TRABALHO ESCRAVO

Aprovadas penas mais graves para crimes contra propriedade industrial

Lei que regulamenta CPI prevê crime de falso testemunho

Jairo Carneiro deve ser indiciado por falso testemunho

Aprovado projeto que torna crime falso testemunho em inquérito civil

Proposta de Osmar Dias vai combater falso testemunho na área trabalhista