Projeto que define condições para implantação de eclusas é aprovado em turno suplementar



VEJA MAIS

Proposta que dispõe sobre as situações nas quais é obrigatória a implantação de eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias foi aprovado nesta quinta-feira (23), em turno suplementar e decisão terminativa, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que consiste numa construção que permite que barcos subam e desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).

O substitutivo do senador Delcídio Amaral (PT-MS), elaborado com base em projeto (PLS 209/07) do senador Eliseu Resende (DEM-MG), foi discutido durante dois anos com especialistas e autoridades na área de transportes e energia, antes de chegar a uma versão final.

Na ocasião da aprovação do projeto em primeiro turno, na última quinta-feira (16), o autor da proposta original, Eliseu Resende, explicou que o substitutivo, que segue agora para análise da Câmara, atende tanto às necessidades e especificidades do setor de energia elétrica quanto do setor de navegação. Teve o cuidado também, conforme explicou o parlamentar, que foi ministro de Minas e Energia e também de Transportes, de proteger o bolso do consumidor, pelos custos do sistema.

- Não é possível que as eclusas sejam construídas onerando o consumidor. É impossível que o construtor de usinas hidrelétricas pague os custos da navegação. Quem tem que pagar os custos da navegação são os usuários da navegação e quem tem que pagar os custos da energia elétrica são os usuários da energia elétrica - garantiu Eliseu Resende, durante a discussão da proposta.

Já Delcídio Amaral afirmou que o projeto é claro e constitui-se "num grande avanço, que poderá ainda sofrer mudanças e aperfeiçoamentos na Câmara dos Deputados".

Na votação em turno suplementar, o texto teve como relator ad hoc o senador Jayme Campos (DEM-MT).

Valéria Castanho / Agência Senado 



23/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO QUE DEFINE CRIMES DE MAGISTRADOS É APROVADO E VAI A TURNO SUPLEMENTAR

Projeto que define a agricultura orgânica vai a turno suplementar

Aprovado em turno suplementar projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas

Aprovado em turno suplementar projeto que regulamenta exercício da Medicina

Projeto que agiliza julgamentos quando há foro privilegiado é aprovado em turno suplementar

Projeto que suspende prescrição de ações quando há foro privilegiado é aprovado em turno suplementar