Aprovado nome de Mario da Graça Roiter para a embaixada em Honduras



O nome do embaixador Mario da Graça Roiter foi aprovado, na noite desta quarta-feira (17), para o cargo de embaixador do Brasil em Honduras. A indicação do diplomata de segunda classe do Ministério das Relações Exteriores recebeu 49 votos favoráveis e 7 contrários. A aprovação da matéria será comunicada à Presidência da República.

Mestre em Administração de Empresas pela Babson College, do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, Roiter foi cônsul-geral adjunto em Milão, Espanha (1987), cônsul-geral em Porto Rico (1991), e em Atlanta, Estados Unidos (1996). Em 2000, foi encarregado de Negócios da Embaixada de Belgrado, capital da Sérvia, em missão transitória, tendo ocupado, em 2002, cargo de embaixador no Kuaite. Recebeu as comendas Ordem do Mérito Consular em 1992 e Ordem do Mérito das Forças Armadas em 1996. As informações são do Itamaraty.

Honduras tem uma população de 32 milhões de pessoas e em 2007 seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de US$ 12,3 bilhões. Em 2008, o Brasil exportou para aquele país US$ 135,03 milhões. Segundo anunciou Roiter na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), realizada no último dia 10, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá financiar a construção, pela empresa brasileira Odebrecht, de uma usina hidrelétrica que produzirá 260 megawatts em Honduras. Atualmente, como relatou, aproximadamente metade da energia elétrica produzida em Honduras provém de usinas térmicas.

A dependência de petróleo importado até para a geração de eletricidade, informou ainda, levou o governo hondurenho a se aproximar da Venezuela e a aderir à Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba). Ao mesmo tempo, porém, tem se intensificado o relacionamento bilateral com o Brasil, com ênfase na cooperação técnica em setores como produção de biocombustíveis, saúde pública e gerenciamento de recursos hídricos. A indicação teve como relator ad hoc, na CRE, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado o nome de Andrea Matarazzo para a embaixada em Roma

Aprovado nome de Antonino Lisboa Mena Gonçalves para a embaixada do Brasil na Suécia

Zelaya se prepara para deixar Embaixada do Brasil em Honduras ainda hoje

Brasil perdeu o controle sobre a embaixada em Honduras, diz Azeredo

CRE vai reexaminar requerimento de repúdio ao cerca à embaixada brasileira em Honduras

Senadores protestam contra cerco à Embaixada do Brasil em Honduras