Aprovado projeto que garante vagas semigratuitas em universidades privadas



A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (2), projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que reserva 15% das vagas em universidades particulares para alunos com renda familiar per capita máxima de um e meio salário mínimo (PLS 01/04). Pelo projeto, que tramitou na CE em regime de decisão terminativa, um terço desses 15% fará jus a 80% de desconto na anuidade e os outros dois terços terão redução de 50%.

Para a manutenção do benefício, os estudantes serão obrigados a demonstrar freqüência e desempenho acadêmico suficientes, a cada ano. Em seu parecer favorável, o relator Sérgio Zambiasi (PTB-RS) argumentou que a proposição dará uma contribuição importante para atingir uma das principais metas do Plano Nacional de Educação: a elevação de matrículas no ensino superior. Pelo plano, até 2011, 30% dos jovens entre 18 e 24 anos deverão estar matriculados no ensino superior. Neste momento, esse percentual é inferior a 10%, reconheceu.

Zambiasi apresentou duas emendas, aprovadas juntamente com o projeto, para dirigir a medida às instituições de ensino universitário privado que gozam de benefício fiscal e para permitir que se incluam, na apuração dos 15% dos beneficiados, as bolsas já previstas na lei, a exemplo das concedidas à conta do Programa Universidade para Todos.

Biomédicos

A CE aprovou, também, o Projeto de Lei da Câmara 09/06 instituindo 20 de novembro como o Dia Nacional do Biomédico. Em seu parecer favorável, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) afirmou que se tratava de uma iniciativa válida com o objetivo de homenagear os profissionais biomédicos "numa data de grande significado para eles, pois foi em um dia 20 de novembro que o Supremo Tribunal Federal exarou decisão que permitiu que a profissão fosse regulamentada no país".

Na reunião desta terça-feira, foram aprovados ainda 11 projetos de decreto legislativo que autorizam a execução de serviços de radiodifusão comunitária em cidades de Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Paraíba.



02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que garante acesso de indígenas às universidades é aprovado pela CAS

Senadores da CE votam projeto que garante vagas nas universidades para alunos carentes

CE vota projeto que garante vagas para estudantes da rede pública em universidades federais

CCT vota projeto que incentiva pesquisa científica nas universidades privadas

CE vota projeto que institui bolsas de estudos para alunos de universidades privadas

PEC garante posse de aprovado em concurso dentro das vagas do edital