APROVADO PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGOS
A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que concordou com a idéia do autor de que a expressão é discriminatória.
- Tal conceito, por ser abrangente e subjetivo, pode excluir tanto pessoas com problemas dermatológicos, que estejam acima do peso (obesos) ou ainda pessoas de outras etnias, notadamente os afro-descendentes (negros) - argumenta Cândido.
Valadares lembra também, em seu relatório, que a Constituição, em seus artigos 3, 5 e 7, assegura o direito a igualdade de tratamento e ao trabalho a todos os brasileiros. "O critério de admissão para as empresas tem que ser objetivo, de modo que as conotações pessoais devem ser colocadas de lado", acrescentou o relator.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) havia apresentado voto em separado, rejeitado pelos integrantes da CCJ, no qual considerou que a obrigatoriedade de os empregadores anunciarem o número de vagas e as qualificações exigidas para o emprego não constitui "instrumento essencial no combate à discriminação".
O texto do projeto estabelece ainda que os infratores da legislação estão sujeitos a multas cujo valor será revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
14/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ EXAMINA PROIBIÇÃO DE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGO
PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO DEVE SER VOTADO PELA CCJ
Aprovado projeto que proíbe a participação de modelos muito magras nas passarelas e anúncios
PROJETO DE BENEDITA PROÍBE "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO
CCT aprova projeto que proíbe a presença de jovens muito magras nas passarelas e anúncios
SENADOR QUER PROIBIR A EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO