PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO DEVE SER VOTADO PELA CCJ



Projeto de autoria do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que proíbe a expressão "boa aparência" nos anúncios de recrutamento e seleção de pessoal deverá ser votado na próxima reunião - ainda sem data marcada - da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
Ao justificar a proposta, Cândido argumenta que a expressão "boa aparência" é discriminatória, pois além de induzir a exclusão de pessoas que não se enquadram nos padrões de beleza atuais, vem sendo utilizada para não empregar pessoas de outras etnias, "notadamente os afro-descendentes, o que significa dizer que a empresa não pretende contratar pessoas negras".
- É óbvio que não existe qualquer relação entre a aparência de um cidadão ou cidadã e sua competência para o bom desempenho profissional - ressalta o senador.
Geraldo Cândido também argumenta que a expressão pode ser interpretada de diversas formas, sendo um conceito abrangente e subjetivo, que pode levar a excluir, por exemplo, candidatos com problemas dermatológicos ou que estejam acima do peso normal.
- Não restam dúvidas que a exigência de "boa aparência" é discriminatória, afirma o senador.

21/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE BENEDITA PROÍBE "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO

SENADOR QUER PROIBIR A EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO

APROVADO PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGOS

CCJ EXAMINA PROIBIÇÃO DE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGO

CAS vota projeto que proíbe anúncio de emprego sem identificação da empresa

Projeto em votação na CAS proíbe anúncio de emprego sem identificação da empresa contratante