CCJ EXAMINA PROIBIÇÃO DE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGO



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprecia nesta terça-feira (dia 27) projeto do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que proíbe o uso da expressão "boa aparência" nos anúncios de recrutamento e seleção de pessoal. Na justificação da matéria, o senador afirma que não restam dúvidas que a exigência é discriminatória. De acordo com a proposta, os infratores estão sujeitos a multas, cujo valor será revertido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O relator da matéria, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), apresentou parecer favorável, argumentando que a Constituição menciona como direito do trabalhador "a proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil". Para o senador, o critério de admissão, portanto, tem de ser objetivo, de modo que as conotações pessoais sejam colocadas de lado.
A CCJ irá analisar também três projetos de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que propõem a realização de plebiscitos nos estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas para a criação, por desmembramento, dos estados de Araguaia, Tapajós e Solimões. Os projetos de criação dos estados de Araguaia e Tapajós receberam pareceres favoráveis dos relatores Maria do Carmo Alves (PFL-SE) e Romeu Tuma (PFL-SP). Mozarildo quer que os futuros Araguaia e Tapajós sejam considerados inicialmente territórios, como forma de viabilizar sua sobrevivência financeira, para posteriormente serem alçados à condição de estados. O senador Jefferson Péres (PDT-AM), relator do projeto de criação do estado de Solimões, emitiu parecer pela aprovação de substitutivo à proposta original.
Está também incluída na pauta da CCJ a proposta de emenda constitucional (PEC) de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que permite a constituição de guardas municipais para a proteção de bens, serviços, instalações e logradouros públicos. Outra PEC a ser examinada pela CCJ, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), obteve parecer favorável do senador Amir Lando (PMDB-RO) para atribuir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a iniciativa de propor lei sobre a criação de varas da Justiça Federal especializadas no processo e julgamento de crimes contra o sistema financeiro.

26/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADO PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIOS DE EMPREGOS

SENADOR QUER PROIBIR A EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO

PROJETO QUE PROÍBE EXPRESSÃO "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO DEVE SER VOTADO PELA CCJ

COM PARECER FAVORÁVEL DO RELATOR, CCJ EXAMINARÁ PROIBIÇÃO DE "BOA APARÊNCIA"

PROJETO DE BENEDITA PROÍBE "BOA APARÊNCIA" EM ANÚNCIO DE EMPREGO

Projeto que disciplina anúncios de emprego volta à Câmara