Aprovado projeto que tipifica utilização de menor em crimes



 A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (29), por unanimidade, projeto de lei (PLS 118/03) de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que define como crime o ato de utilizar, induzir, instigar ou auxiliar criança ou adolescente a praticar ou participar de atividades criminosas. A proposta foi aprovada em decisão terminativa pela comissão.

O relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), lido pelo relator ad hoc, senador César Borges (DEM-BA), salienta que a proposta atende à necessidade atual de uma legislação mais severa a quem induz menores à prática de crimes.

Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o projeto de Mercadante, ao punir adultos, pode contribuir de forma mais adequada para a solução da violência no país. O senador salientou que são pessoas adultas e qualificadas que comandam o crime organizado no país e, destacou, as crianças e adolescentes são apenas recrutados, sendo eliminados em seguida.

- Crime organizado não é coisa de favela e periferia; crime organizado é coisa de gente qualificada e que tem movimentado bilhões de reais - observou.

A senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE) ressaltou que a punição para os adultos que utilizam crianças em atividades criminosas é "um caminho sensato e acertado", uma vez que o percentual de crimes cometidos por crianças e adolescentes é muito pequeno. Para ela, os jovens brasileiros são "mais vítimas do que algozes".

O projeto foi aprovado no último dia 14 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Privacidade das crianças

Ainda em benefício das crianças e adolescentes, a CDH aprovou projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) com a finalidade de proibir a divulgação de nomes de crianças e adolescentes que constem de atos judiciais, policiais ou administrativos relacionados a crimes, contravenções ou atos infracionais.

A proposta (PLS 178/03) altera o Estatuto da Criança e Adolescente (lei 8.069/90) e foi aprovada pela comissão na forma de substitutivo e, por isso, deverá ter votação suplementar na comissão, para os senadores possam apresentar emendas que aprimorem o novo texto. A matéria tramita na comissão em decisão terminativa.



29/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado na CCT, projeto que tipifica crimes cibernéticos deve ir a Plenário com urgência

Aprovado projeto que pune crimes praticados com a utilização da Internet

CE examina projeto que tipifica crimes na Internet

Senado aprova projeto que tipifica como crime utilização de bens públicos para promoção pessoal

CALHEIROS APRESENTA PROJETO QUE TIPIFICA CRIMES VIRTUAIS

Projeto que tipifica crimes cibernéticos é retirado de pauta