Aprovado substitutivo da lei que atualiza o Imposto sobre Serviços



O Senado concluiu nesta terça-feira (9) a votação, em turno suplementar, do projeto de lei da Câmara (PLC n° 70/2002), complementar, que atualiza a lista dos serviços taxados com o Imposto sobre Serviços e muda alíquotas. Foram votadas as emendas que ficaram pendentes de acordo de lideranças na semana passada. O projeto vai à sanção presidencial.

O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), acatou as emendas que determinam a menor das alíquotas como alíquota fixa para profissionais liberais; a que isenta do ISS a construção e incorporação de imóveis; a que isenta do tributo as casas lotéricas (mas fica mantida a alíquota de 5% para os bingos). Ficaram isentas também as franquias de Correios e Telégrafos e foi reduzida para apenas 2% a alíquota sobre corretagem de ações e títulos em bolsas de valores.

O projeto atualiza a relação de serviços, porque a lei que instituiu o ISS é de 1968, quando várias atividades ainda não existiam, como locação de fitas, discos e DVDs, televisões fechadas e várias atividades de tecnologia moderna. Os líderes elogiaram o acordo, por impor uma redução real da carga tributária no país.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação analisa substitutivo que atualiza legislação sobre tráfico de drogas

SUBSTITUTIVO SOBRE LIMINAR EM CONFLITO NO CAMPO É APROVADO

Aprovado substitutivo que estabelece normas sobre rejeitos radioativos

Veja os dispositivos incluídos no substitutivo sobre lavagem de dinheiro aprovado pela CAE

CAE aprova reforma do Imposto sobre Serviços

CAE aprova mudança no Imposto sobre Serviços