Aprovado substitutivo que estabelece normas sobre rejeitos radioativos



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou voto em separado do senador Romero Jucá (PSDB-RR) para substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece normas para o destino final dos rejeitos radioativos produzidos no Brasil. O parecer do relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), que foi rejeitado pela comissão, era pela prejudicialidade do substitutivo da Câmara e também do projeto original, de autoria do então senador Itamar Franco.

No seu voto em separado, Jucá diz que não procede a argumentação utilizada por Simon - de que tanto o projeto original quanto o substitutivo contrariam a Convenção Internacional de Segurança Nuclear - para considerar a matéria prejudicada. O senador por Roraima ressaltou que a convenção assinada em Viena, no ano de 1994 e da qual o Brasil é signatário, não se aplica a rejeitos radioativos, mas somente a usinas nucleares civis.

Romero Jucá disse ainda que o Brasil estará se antecipando ao criar uma legislação própria, que poderá servir de referência para uma convenção internacional. "Não aprovar significa gerar um vazio legal de proporções complexas, já que a matéria trata de rejeito radioativo", comentou. Romeu Tuma (PFL-SP), presidente da CAS, alertou sobre a necessidade de uma legislação específica sobre o assunto. Os senadores Maguito Vilela (PMDB-GO) e Geraldo Cândido (PT-RJ) também encaminharam voto favorável. Tião Viana (PT-AC), Lauro Campos (PDT-DF) e Emilia Fernandes (PT-RS) votaram com o relator Pedro Simon. A matéria agora será apreciada em Plenário.

Também foi aprovado na CAS parecer do relator, senador Valmir Amaral (PMDB-DF), favorável ao projeto do senador Arlindo Porto (PTB-MG) que regulamenta as profissões de cerimonialista, técnico de cerimonial e auxiliar de cerimonial, além de criar conselho federal e conselhos regionais para exercer a fiscalização do exercício destas atividades. Pela decisão ter sido terminativa, se não houver recurso assinado por um décimo dos senadores para votação da matéria em Plenário o projeto será encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados.

O presidente da CAS concedeu vista ao senador Moreira Mendes (PFL-RO) do substitutivo do senador Tião Viana aos projetos dos senadores Sebastião Rocha (PDT-AP) e Marina Silva (PT-AC) - com tramitação conjunta - que concede o benefício do seguro-desemprego aos pescadores profissionais, extrativistas vegetais e beneficiadores de produtos das florestas. Ele anunciou que a matéria voltará a ser examinada na reunião da próxima semana.

10/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova substitutivo da Câmara com normas sobre o destino final de rejeitos radioativos

CAS avalia normas sobre rejeitos radioativos

CAS vota normas sobre depósito de rejeitos radioativos

Destinação de rejeitos radioativos será analisada pelos senadores

Cnen abre consulta pública para projeto na área de rejeitos radioativos

Depósito definitivo para rejeitos radioativos será escolhido por meio de licitação até 2018