CAS vota normas sobre depósito de rejeitos radioativos
Outro projeto que deverá ser examinado pela CAS é o que proíbe a exigência de teste genético para detecção prévia de doenças como condição para participar de planos e seguros privados de assistência à saúde. A proposta será votada em decisão terminativa - o que significa que, se aprovada, será encaminhada à Câmara, exceto se houver recurso para que seja examinada pelo Plenário.
O autor da proposta, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), afirma que a exigência, por um plano ou seguro de saúde, do conhecimento antecipado do conteúdo genético de um cidadão é discriminatória e atenta contra a privacidade do cliente. O relator, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), apresentou parecer favorável, observando que o uso de técnicas mais avançadas na área de pesquisa médica e biológica não pode atentar contra os direitos humanos, individuais e sociais.
Na pauta da CAS, estão ainda, entre outros, os seguintes projetos: o que estabelece a gratuidade da emissão de extratos bancários referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); o que garante aos maiores de 65 anos de idade desconto de 50% no valor das passagens aéreas em todo o território nacional e no transporte interestadual rodoviário, ferroviário e aquaviário; e o que dispõe sobre as transferências da União destinadas ao financiamento de ações e serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS avalia normas sobre rejeitos radioativos
Aprovado substitutivo que estabelece normas sobre rejeitos radioativos
Senado aprova substitutivo da Câmara com normas sobre o destino final de rejeitos radioativos
Depósito definitivo para rejeitos radioativos será escolhido por meio de licitação até 2018
Destinação de rejeitos radioativos será analisada pelos senadores
Cnen abre consulta pública para projeto na área de rejeitos radioativos