Aprovado tratado sobre recursos fitogenéticos



Tratado internacional sobre recursos fitogenéticos para a alimentação e a agricultura foi ratificado nesta quarta-feira (12) pelo Plenário do Senado. O tratado foi discutido e aprovado pela 31a Conferência das partes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), realizada em Roma e assinado pelo Brasil em junho de 2002.

A finalidade do Tratado é a conservação e o uso sustentável dos recursos fitogenéticos para a alimentação e a agricultura, bem como a repartição justa e eqüitativa dos benefícios derivados de sua utilização, conforme dispõe seu artigo primeiro.

O relator da matéria, senador Marco Maciel (PFL-PE), explica em seu voto favorável que as partes se comprometem a estabelecer um sistema multilateral para facilitar o acesso aos recursos genéticos vegetais para utilização em pesquisas científicas e melhoramento genético.

Maciel informou ainda que esse sistema multilateral também prevê a repartição dos benefícios para os países de origem dos recursos, como a transferência de tecnologia e de informações. Quando a pesquisa resultar em cultura que pode ser explorada comercialmente, o tratado também prevê um fundo de benefícios.



12/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado texto de tratado internacional sobre recursos fitogenéticos

Instituições debatem tratado da FAO sobre recursos fitogenéticos

Aprovado Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal

APROVADO O TRATADO DE PROIBIÇÃO COMPLETA DE TESTES NUCLEARES

Tratado de cooperação em área penal entre Brasil e México é aprovado

CRE INCLUI NA PAUTA TRATADO SOBRE POVOS INDÍGENAS