Aprovados requerimentos para que TCU faça auditoria em rodovias de Santa Catarina



O Senado aprovou nesta terça-feira (20) dois requerimentos do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditorias nas obras da Via Expressa Sul, de Florianópolis (SC), e na construção da BR-282, que vai de Florianópolis à divisa do Brasil com a Argentina.

Na primeira obra, o requerimento pede que o Tribunal verifique a legalidade dos contratos e seus aditamentos, bem como a necessidade técnica da reformulação constante do projeto e seu custo real. No segundo requerimento, Maldaner pede que a auditoria examine a legalidade dos contratos e o custo médio real do quilômetro projetado e executado.

Em defesa da fiscalização, o senador argumentou que o Legislativo está prestes a votar o Orçamento de 2002 e, como há dúvidas em relação a essas obras, é um risco destinar-se a elas novos recursos se forem, no futuro, confirmadas irregularidades nos trechos até agora executados.

Para Casildo Maldaner, o risco é o de que essas rodovias entrem no rol de obras inacabadas, sujeitas a paralisação e com enormes prejuízos para o poder público. Em sua opinião, é fundamental que se justifiquem os fenômenos que levaram essas duas obras a apresentarem pedidos de novos recursos. Ele também afirmou que o Brasil tem inflação, mas não no valor adotado pelos aditamento de recursos requeridos por essas obras.

O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) também se manifestou sobre os requerimentos, dizendo ser extremamente importante que o Plenário os aprovasse, a fim de que o TCU realize as auditorias.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados empréstimos para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina

APROVADOS REFINANCIAMENTOS DE DÍVIDAS DE SANTA CATARINA E DE TRÊS MUNICÍPIOS PAULISTAS

César Borges pede ao TCU que faça auditoria em licitação da Docas Bahia

Mão Santa pede MP para socorrer Santa Catarina

Aprovados requerimentos para realização de audiências públicas

Aprovados requerimentos para audiência sobre venda da Ipiranga