Aprovados subsídios para álcool e gás de cozinha



O Senado aprovou projeto de lei de conversão à medida provisória que concede subsídios aos preços do gás liqüefeito de petróleo (GLP), para baratear o preço do botijão de gás para o consumidor de baixa renda por meio do Programa Auxílio-Gás. O projeto segue agora à sanção presidencial.

A proposta aprovada também destina parcela dos recursos financeiros oriundos da arrecadação de contribuição de intervenção no domínio financeiro à concessão de subvenções aos preços e ao transporte do álcool combustível, com a finalidade de equalizar os custos da matéria-prima produzida nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.

Para o senador Carlos Wilson (PTB-PE), a medida é essencial para viabilizar a produção de álcool combustível no Nordeste, uma vez que seus custos são mais altos do que nas demais regiões do país. "Se não fossem atendidos, isso geraria um problema social de desemprego, com conseqüências indesejáveis de êxodo rural e inchaço das periferias das cidades", disse.

O senador por Pernambuco também observou que o preço mais baixo do botijão de gás para famílias de baixa renda representa um programa social de grande alcance.



23/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp critica uso da Cide para subsidiar gás de cozinha

Parque da Várzea faz campanha para coletar óleo de cozinha

Nabor pede providências para reduzir os preços do gás de cozinha

MP abre inquérito para investigar preço do gás de cozinha no Rio Grande do Sul

Copom eleva projeção de reajuste da gasolina e do gás de cozinha para este ano

Corpo de Bombeiros apresenta normas para a distribuição e armazenamento de gás de cozinha