Aquecimento global já prejudica o Acre, alerta Geraldo Mesquita Júnior



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (2), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que o aquecimento global já está prejudicando o meio ambiente no Acre. De acordo com o senador, dados da Defesa Civil do estado apontam que o nível das águas do Rio Acre variou mais de seis metros entre maio e junho deste ano.

- O fenômeno ocorreu durante um período de mais ou menos dez dias, uma espécie de supermaré, um mini-tsunami acreano, seguido de grande seca. Nos dias seguintes, o nível do rio caiu absurdamente para níveis abaixo daqueles da seca de 2005 - resumiu.

Da tribuna, o senador informou que o nível das águas do Rio Acre atingiu o maior nível (desde 2002) no final de maio e início de junho e, num espaço de duas semanas, atingiu o menor nível (2,78m) desde a grande seca de 2005. Na avaliação de Mesquita Júnior, tal variação não é normal e pode ser um alerta para problemas que o Acre pode enfrentar nos próximos anos. Ele pediu atenção do poder público para o problema.

- Isso é um alerta vermelho sobre o que está por vir, pois quem conhece a Amazônia sabe que está apenas começando o nosso verão, período de pouca chuva e muito sol - avisou.

O senador disse que o avanço do agronegócio na Amazônia, o desmatamento da floresta, a "exploração madeireira criminosa", a implantação de grandes pastagens e monoculturas, como a soja, e as queimadas geram "conseqüências inimagináveis" para a região amazônica.

Parlamento do Mercosul

O senador também registrou ter participado, nos dias 25 e 26 de junho, de reunião do Parlamento do Mercosul, sediado na capital uruguaia, Montevidéu. Mesquita Júnior, que é membro efetivo do Parlamento do Mercosul, disse que se trata de um dos organismos mais importantes da América Latina.

Coleção Biblioteca Popular

Mesquita Júnior também aproveitou para registrar o lançamento, na quinta-feira (28) em Rio Branco (AC), da Coleção Biblioteca Popular, iniciativa que reedita obras clássicas da literatura brasileira e também obras de autores do Acre. O senador disse que utiliza sua cota de serviços gráficos na Gráfica do Senado, a que tem direito como senador, para imprimir a coleção, distribuída gratuitamente a estudantes e à população em geral. A leitura, frisou o senador, proporciona às pessoas meios de "pensar, refletir e transformar a realidade na qual vivem".



02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre

Geraldo Mesquita Júnior reclama de descaso em relação ao Acre

Geraldo Mesquita Júnior cobra normalização da oferta de energia no Acre

Geraldo Mesquita Júnior lamenta morte de Jamelão e de locutor do Acre

Brasil não pode continuar servindo de depósito de lixo, alerta Geraldo Mesquita Júnior na CAS

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior