Armando Monteiro comemora bom momento da economia de Pernambuco
Em discurso no Plenário na noite desta terça-feira (3), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) fez uma avaliação da economia do estado de Pernambuco. Ele comemorou o atual momento da economia pernambucana e apontou medidas para aumentar o crescimento do estado.
O senador lembrou que, no fim do século 20, o estado atravessou um período de perda de dinamismo e fraco desempenho econômico. Na primeira metade dos anos 1980, disse o senador, Pernambuco registrou média de crescimento anual de 2,4%, contra 4,4% da Região Nordeste. Nos anos 1990, essa perda de desempenho foi mantida, com índices de 2% ante 3% da região. Analistas da economia regional e do estado identificaram algumas razões para o baixo desempenho desse período, segundo o senador: ausência de investimentos estruturantes, baixa capacidade dos governos em coordenar uma agenda de atração de investimentos e a perda relativa de importância dos incentivos da Sudene.
De acordo com Armando Monteiro, foi a partir dos anos 2000 que teve início uma inflexão na economia do estado, que começou a crescer acima dos índices nordestinos. Segundo o senador, dois pilares foram fundamentais nessa retomada econômica: o complexo portuário de Suape, que teve sua estrutura ampliada e completada a partir dos anos 1990, e um conjunto de investimentos que atraiu empreendimentos com elevado potencial de encadeamento produtivo. Ele deu como exemplo a Refinaria Abreu e Lima, com investimentos de mais US$ 15 bilhões, a inauguração de uma unidade da Hemobrás, de um pólo petroquímico e de outro de indústria naval, e a instalação de uma montadora de automóveis.
O senador elogiou as iniciativas dos governos federal e estadual que, em forma de parcerias, colaboraram para o crescimento econômico do estado. Ele destacou a atuação do ex-governador Jarbas Vasconcelos e a colaboração entre o ex-presidente Lula e o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A partir desse novo momento, disse o senador, a taxa de crescimento do estado foi de 4,5%, entre os anos 2000 e 2012. O produto interno bruto (PIB) industrial de Pernambuco registrou crescimento de 5,5% entre 2007 e 2012.
- Para que esse atual ritmo de crescimento seja perenizado, é preciso potencializar o alcance dos investimentos – alertou o senador.
Armando Monteiro disse que, para o estado crescer ainda mais, é preciso aumentar a participação dos produtores locais na atividade econômica, com cursos de capacitação e integração em novos investimentos. Também é preciso recuperar investimentos na indústria têxtil e incrementar a provisão de serviços de infraestrutura, com o objetivo de integrar a capital, Recife, com as regiões do interior do estado.
O senador também apontou a necessidade de investimentos em logística, estradas e integração entre os diversos modais de transporte, e lembrou que o crescimento sustentável demanda mais qualidade de mão de obra. Para Armando Monteiro, outro desafio para Pernambuco é interiorizar o desenvolvimento e diminuir as diferenças regionais dentro do estado. Medidas de combate à seca e a complementação da transposição do Rio São Francisco também podem, segundo o senador, colaborar para o desenvolvimento do estado.
- A economia de Pernambuco atravessa um período de grande expansão e inegável dinamismo. No entanto, temos a consciência dos grandes desafios que nos aguardam. Queremos um padrão de crescimento mais inclusivo, equilibrado e capaz de elevar a renda de todos os pernambucanos – concluiu.
03/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro saúda governo de Pernambuco por medidas de estimulo à economia
Projeto de Armando Monteiro dá o nome de Mestre Dominguinhos a rodovia em Pernambuco
Seca já prejudicou mais de 100 mil produtores rurais apenas em Pernambuco, informa Armando Monteiro
Armando Monteiro comemora aprovação de limites à substituição tributária
Armando Monteiro comemora crescimento da indústria naval no Brasil
Armando Monteiro comemora expansão da rede federal de ensino no Brasil