Armando Monteiro elogia projeto da CNI que foca na educação para o mercado de trabalho
Em discurso nesta quinta-feira (24), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) elogiou o programa Educação para o Mundo do Trabalho, uma iniciativa do chamado Sistema Indústria, que abrange a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sesi, Senai e federações da indústria de todos os estados e do Distrito Federal.
O senador disse que o programa tem por objetivo criar parcerias entre o empresariado industrial e diversos outros seguimentos da sociedade para desenvolver ações direcionadas à melhoria do perfil educacional dos jovens, com foco na preparação para o mercado de trabalho.
- O calcanhar de Aquiles da nossa competitividade reside na baixa qualidade da educação básica – disse.
Segundo a CNI, informou Armando Monteiro, a falta de trabalhadores qualificados afeta a produtividade da maioria das empresas brasileiras
- Para a grande maioria de empresários e executivos industriais entrevistados, o problema já supera em gravidade os obstáculos relativos ao chamado custo Brasil em outras dimensões, como a carga tributária, os encargos trabalhistas e previdenciários, a burocracia governamental, os custos logísticos e de financiamento – disse.
Na avaliação do senador, as escolas brasileiras não conseguem formar o jovem para o mercado de trabalho de maneira adequada.
O programa Educação para o Mundo do Trabalho, explicou Armando, focaliza suas ações nos jovens entre 18 e 24 anos, os que cursam o ensino médio e os que não estudam nem trabalham. Também os mais de 5 milhões de industriários com educação incompleta serão alvo do programa.
24/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro elogia Plano Brasil Maior
Armando Monteiro elogia novas medidas do Plano Brasil Maior
Armando Monteiro quer urgência para projeto que define crime de vandalismo
Armando Monteiro destaca importância do projeto Canal do Sertão para o Araripe
Projeto de Armando Monteiro dá o nome de Mestre Dominguinhos a rodovia em Pernambuco
Armando Monteiro destaca esforços para aumentar investimentos produtivos