Armando Monteiro relata gravidade da seca no Nordeste e pede que obras sejam aceleradas



VEJA MAIS

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) ressaltou, nesta quinta-feira (8), a gravidade da seca no Nordeste, que classificou como uma das piores dos últimos 40 anos.  Ele afirmou que o cenário atual, com perdas de plantações e rebanhos, é o de prejuízos e danos econômicos irreparáveis.

- Em Pernambuco, 122 Municípios, ou seja, cerca de dois terços do total, estão em estado de emergência. Um milhão e duzentos mil pernambucanos sofrem, de forma direta, os efeitos desta estiagem – relatou.

Armando Monteiro explicou que os pequenos e médios produtores e criadores são os mais atingidos. De acordo com o senador, a produção leiteira está sendo muito afetada e já teve uma redução de cerca de 40% na região do Agreste de Pernambuco.

- O resultado mais dramático é o aumento do desemprego, que atinge, nessa área, diretamente, quase 20 mil trabalhadores – lamentou.

Medidas

O senador reconheceu que estão sendo adotadas medidas emergenciais pelos governos estadual e federal. Entre elas, o programa Chapéu de Palha Estiagem, que consiste na complementação de renda no valor de R$ 280,00 para os produtores vinculados ao programa Garantia Safra ou Bolsa Estiagem. Ele ainda elogiou as iniciativas da presidente Dilma Rousseff de autorizar o Exército a contratar mais carros-pipa para operar no Nordeste e de prorrogar por mais dois meses o Bolsa Estiagem.

- Considero que algumas medidas são fundamentais, tais como a ampliação da distribuição de água potável, o destravamento das linhas de crédito para os pequenos agricultores e o fornecimento de ração animal – destacou.

Em relação às ações de médio e longo prazo, Armando Monteiro defendeu a aceleração das obras de transposição do rio São Francisco, de construir barragens e cisternas e de viabilizar a implantação de um sistema de adutoras. Em Pernambuco, ele ressaltou que é crucial priorizar as obras da adutora do rio Pajeú.

- A expectativa é que, com a conclusão da obra, sejam beneficiados cerca de 340 mil pessoas, em mais de 20 municípios na região - assinalou.



08/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro cobra soluções duradouras para problema da seca

Seca já prejudicou mais de 100 mil produtores rurais apenas em Pernambuco, informa Armando Monteiro

Armando Monteiro defende construção de linhão de Belo Monte para o Nordeste

Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste

Armando Monteiro pede o fim da 'guerra dos portos'

Armando Monteiro pede urgência na reestruturação do ICMS