Armínio Fraga avalia metas do BC na terça
O presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, apresenta aos parlamentares na próxima terça-feira (29), às 16h, sua avaliação sobre o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial do governo federal. A audiência pública será realizada conjuntamente pelas comissões de Fiscalização e Controle (CFC) e de Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT), Economia, Indústria e Comércio (CEIC) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados.
O presidente da CFC, senador Amir Lando (PMDB-RO), considera importante a reunião, que acontece com o novo governo eleito e com a equipe de transição já em funcionamento. Por isso, ele acredita que a maioria dos membros da CFC estará presente. A audiência visa cumprir o disposto no 5º parágrafo do artigo 9º da Lei Complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que dá um prazo de noventa dias, após o encerramento de cada semestre, para que o Banco Central apresente sua avaliação do cumprimento das metas às comissões temáticas pertinentes do Congresso Nacional.
Na exposição, Armínio Fraga analisará o impacto e o custo fiscal das operações monetárias, creditícias e cambiais realizadas pelo BC, bem como os resultados demonstrados nos balanços. As principais indagações dos parlamentares deverão abordar o estouro das metas de inflação acordadas para este ano com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o aumento dos juros básicos da economia decidido na penúltima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), de 18% para 21% ao mês.
24/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armínio Fraga descarta dolarização
ARMÍNIO FRAGA DEPÕE NA CPI DOS BANCOS
Hartung elogia entrevista de Armínio Fraga
ROBERTO FREIRE CRITICA ARMÍNIO FRAGA
Armínio Fraga prevê crescimento de 4% ao ano a partir de 2004
ARMÍNIO FRAGA APRESENTARÁ AO SENADO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BC