Arnim Lore renuncia ao cargo, mas CAE o espera para explicar dificuldades da Varig



Apesar de ter renunciado ao cargo, o diretor-presidente da Viação Aérea Rio-Grandense S/A (Varig), Arnim Lore, continua convidado a comparecer nesta terça-feira (25) à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para participar de audiência pública destinada a explicar as dificuldades vividas atualmente por aquela empresa. A audiência será realizada no final da tarde, após o encerramento das deliberações do Plenário. Arnim Lore renunciou À presidência da Varig neste fim de semana.

Além de Arnim Lore, estão convidados a comparecer também o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho; Álvaro de Sá Freire Júnior, representante do Comitê dos Credores da Varig - grupo formado pelo Unibanco, Banco do Brasil, Banespa-Santander, GE Capital, Infraero e BR Distribuidora; e Yutaka Imagawa, presidente do Conselho Curador da Fundação Ruben Berta (acionista majoritária da companhia aérea).

A realização de audiências públicas com o fim de examinar as dificuldades vividas pela Varig foi sugerida pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ), em requerimento aprovado na CAE, por unanimidade.

O senador acha que alguns credores da maior companhia aérea brasileira, que acumula dívidas superiores a R$ 1 bilhão, estão agindo de forma inflexível para com a empresa, incluindo-se aí instituições do governo. Mesmo depois de a empresa haver determinado ajustes internos -difíceis e dolorosos- que resultaram na venda de aviões e na demissão de muitos empregados, inclusive de pilotos, essa inflexibilidade continua, diz Saturnino.

A primeira audiência pública para discutir os problemas da Varig foi realizada no último dia 25, com a presença de dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroviários e do representante da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Élnio Borges, que apontou o atual modelo de gestão da companhia como o maior responsável por sua crise.



25/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PF só espera renúncia para indiciar Jader

José Maranhão renuncia ao cargo de senador para assumir governo da Paraíba

Senadores começam a examinar dificuldades da Varig

Dilma poderá ser chamada a explicar venda da Varig, diz Demóstenes

Renan Calheiros renuncia ao cargo de presidente do Senado Federal

Garibaldi não vê razão para uma CPI da Varig