Dilma poderá ser chamada a explicar venda da Varig, diz Demóstenes
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) considerou muito graves as afirmações de Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria agido para favorecer investidores na negociação e venda da Varig e da Variglog. As declarações de Denise Abreu foram publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, em edição desta quarta-feira (4). Para o senador, a situação requer grande investigação "e pode ser caso de CPI (comissão parlamentar de inquérito), pois fato determinado existe".
- É um escândalo que envolve diretamente a senhora Dilma Rousseff, sua assessora e braço direito, Erenice Guerra, chegando supostamente ao suborno a um juiz de Direito, à configuração de empresas fantasmas, à troca de um procurador-geral da Fazenda Nacional e à utilização de um compadre do presidente da República, que é advogado. Tudo teria sido feito para montar um esquema fraudulento para comprar uma parte boa da Varig, deixando a parte podre para ser ressarcida em esquema bilionário de indenizações que a União deveria fazer - afirmou Demóstenes.
Para o senador, as denúncias são relevantes por terem sido feitas pela "principal figura da Anac" à época do processo de venda da Varig. Demóstenes classificou as revelações de Denise Abreu como "escandalosas".
-Tem todos os ingredientes para se tornar uma investigação grandiosa, que pode explodir dentro do Palácio do Planalto - avaliou, considerando "muito grave" a situação da ministra da Casa Civil.
Demóstenes defendeu que Denise Abreu seja chamada "imediatamente" a prestar esclarecimentos aos senadores. Se confirmadas as denúncias da ex-diretora, completou, a ministra "tem que vir ao Senado e, aí, em situação muito mais delicada do que no caso do dossiê", comentou, referindo-se à vinda de Dilma Rousseff ao Senado para falar sobre obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o suposto dossiê sobre gastos com cartões corporativos do governo Fernando Henrique Cardoso.
04/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Demóstenes: "Venda da Varig é caso de CPI"
CI vai investigar venda da Varig e Dilma Rousseff, por enquanto, não irá prestar depoimento
Denise Abreu admite ter sofrido pressões de Dilma Rousseff na venda da Varig e da VarigLog
Arthur Virgílio pede explicações a Dilma sobre denúncias que envolvem venda da Varig
Arnim Lore renuncia ao cargo, mas CAE o espera para explicar dificuldades da Varig
Comandante diz que venda da Varig foi uma fraude