Senadores começam a examinar dificuldades da Varig



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoverá nesta terça-feira (19), após o encerramento da Ordem do Dia no Plenário, uma audiência pública destinada a examinar as dificuldades econômico-financeiras que vêm sendo enfrentadas pela Viação Aérea Rio-Grandense S/A (Varig). A audiência pública foi sugerida pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ), sendo aprovada por unanimidade.

Após consulta aos senadores, o presidente da CAE, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), achou mais conveniente dividir a audiência pública em etapas - a primeira para ouvir pessoas ligadas ao setor, e uma outra para ouvir dirigentes da empresa e credores.

Nesta terça a CAE ouvirá Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários; Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas; e o comandante Flávio de Souza, presidente da Associação dos Pilotos da Varig.

O diretor-presidente da Varig, Arnin Lore, deverá comparecer à audiência do próximo dia 26 (terça-feira), juntamente com o presidente do Conselho Curador da Fundação Ruben Berta, Yutaka Imagawa.

No requerimento do senador Roberto Saturnino propondo o exame dos problemas enfrentados pela Varig seriam ouvidos, também, representantes do Comitê dos Credores daquela companhia aérea, e ainda o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho Filho.

Segundo Saturnino, -depois de ajustes internos difíceis e dolorosos, com venda de aviões e demissões de pilotos e empregados, consta que a Varig tem condições de pagar os seus débitos, mas vem encontrando uma inflexibilidade pouco justificada por parte dos credores, que são, principalmente, empresas estatais, com exigências que, na prática, levariam ao desaparecimento daquela companhia aérea-.



18/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grupo de trabalho da Varig nega-se a examinar oferta de investidor

Arnim Lore renuncia ao cargo, mas CAE o espera para explicar dificuldades da Varig

Relatores setoriais começam a examinar emendas

Advogados de Heráclito começam a examinar inquérito da Operação Satiagraha

Senadores discutem situação financeira da Varig

Senadores cobram da CEF solução para 500 mil mutuários em dificuldades