Arns volta a cobrar do governo definição sobre fornecimento de remédios para doenças graves



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (28), o senador Flávio Arns (PT-PR) informou que esteve em audiência com a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, para tratar da interrupção no fornecimento de alguns medicamentos para doenças graves na rede pública de saúde.

De acordo com o senador, gestores de saúde estaduais e municipais estão praticando "uso indevido" de uma resolução do STF sobre fornecimento público de medicamentos contra doenças graves e crônicas no estado de Alagoas.

O senador explicou que alguns estados e municípios estão usando a resolução para diminuir o número de medicamentos disponibilizados na rede pública de saúde, o que vem prejudicando diversos portadores de doenças graves como leucemia, fibrose cística, câncer e hepatite, entre outras.

- O apelo que fazemos, inclusive para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é no sentido de que sejam orientados os gestores estaduais e municipais a adquirirem os medicamentos que assegurem a saúde da população - sugeriu.

Para Arns, a resolução do STF, limitando as compras públicas de remédios aos da Portaria 2.577/06 do Ministério da Saúde, foi específica para o estado de Alagoas. Ele defendeu alteração na portaria do ministério, para que se inclua os medicamentos de alto custo para doenças crônicas.

- Os gestores estaduais, municipais e o nacional estão pegando uma decisão específica e ampliando essa decisão para dizer que o entendimento do STF é no sentido de não se comprar mais medicamentos para doenças específicas - lamentou.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns aguarda posição do Ministério da Saúde sobre fornecimento de medicamentos contra doenças graves e crônicas

Governo espera diminuir dependência externa para fornecimento de remédios

Cícero Lucena lamenta restrições do governo ao fornecimento de remédios para leucemia

Flávio Arns informa que STF deverá se posicionar sobre o fornecimento de medicamentos excepcionais

JÚNIA VOLTA A COBRAR ATENÇÃO DO GOVERNO PARA FLAGELADOS DA SECA EM MINAS GERAIS

CAS APROVA FORNECIMENTO DE REMÉDIOS PARA DIABÉTICOS PELO SUS