Cícero Lucena lamenta restrições do governo ao fornecimento de remédios para leucemia




O senador Cícero Lucena fez nesta segunda-feira (12) um apelo ao governo para o fornecimento de remédios a pacientes com leucemia mieloide crônica. Segundo o senador, o Ministério da Saúde decidiu limitar o número de pacientes com direito a drogas mais caras para tratar a doença.

- Eu faço um apelo ao governo federal para que reveja essa decisão com urgência, sob o risco de vidas serem perdidas - argumentou o senador, para quem o direito da população à saúde está sendo lesado.

Segundo Cícero Lucena, uma portaria do ministério limitou a 15% taxa de doentes com direito a receber drogas mais caras, ou de segunda linha, necessárias quando o paciente não responde às drogas comuns. Para ele, se basear em um número é ignorar as pessoas que estão por trás deles.

- A quantidade de hospitais que fazem esse tratamento não é tão grande que não se possa fazer uma fiscalização acompanhando essa necessidade. É bem melhor do que simplesmente tratar as pessoas como se fossem apenas um índice na estatística da doença no nosso país - protestou o senador.

A restrição, segundo ele, é apenas um exemplo do "caos na saúde pública" que vive o Brasil. O senador citou problemas enfrentados na Paraíba, como superlotação e falta de equipamentos adequados e de medicamentos para tratar os pacientes.



12/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena cobra fornecimento de uniforme escolar aos alunos da rede pública de ensino

Cícero Lucena condena desperdício de R$ 1 bilhão com remédios

Cícero Lucena lamenta morte de jornalista paraibano

Cícero Lucena lamenta queda na arrecadação dos municípios

Cícero Lucena lamenta morte de ex-deputado e de empresário paraibanos

Cícero Lucena lamenta "morte anunciada" de paciente do SUS na Paraíba