Arruda apresenta fotos e documentos para desmentir Regina Borges
Arruda disse ter reconstituído, a partir da agenda de compromissos que mantém em seu computador, todos os passos dados por ele no dia e na noite de 27 de junho do ano passado. O senador recolheu declarações das pessoas com quem esteve desde o final da tarde até cerca de 1h do dia seguinte. Ele também apresentou fotos tiradas em dois eventos naquela noite, nas quais aparece vestido com o mesmo terno e a mesma gravata. Arruda explicou que esteve entre 18h e 19h numa reunião com funcionários demitidos da Novacap e, em seguida, na posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Fernando Neves. Os senadores Pedro Piva (PSDB-SP) e Bernardo Cabral (PFL-AM) confirmaram a presença de Arruda na posse do ministro Fernando Neves.
Com outra declaração, Arruda demonstrou que, logo após a solenidade de posse no TSE, por volta das 22h, jantou em um restaurante com o jornalista Ricardo Noblat até cerca de 1h da madrugada do dia seguinte.
- Graças a Deus consegui reconstituir tudo o que fiz no dia 27 de junho e recolher essas declarações e fotos. Se tivesse ido para casa, vestido o pijama e assistido TV; se não tivessem ocorrido esses fatos, eu seria culpado? Está na hora de dar um basta. Chega de leviandade. Vamos fazer valer o direito básico de que cabe ao acusador o ônus da prova - disse.
Reafirmando que nunca recebeu ordem, pedido ou orientação do então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), no sentido de procurar meios junto à ex-diretora do Prodasen para violar o painel de votação, Arruda exigiu que tudo seja profundamente investigado. Ele manifestou a sua estranheza em relação ao depoimento de Regina, que, mesmo afirmando ter recebido o pedido do próprio senador, disse ter entregue a lista contendo os votos secretos a um de seus assessores. Arruda também estranhou que a comissão de inquérito não tenha estabelecido o contraditório entre ela e esse assessor.
- Graças a Deus consegui mostrar que as acusações contra mim eram inverídicas. Agora precisamos retomar as votações de projetos importantes para o país e estabelecer uma agenda positiva. Esse tipo de ocorrência não destrói apenas as reputações pessoais, mas a reputação dessa instituição - concluiu Arruda.
18/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM, Arruda e Regina Borges frente a frente, na quinta-feira
ACM, Arruda e Regina reafirmam depoimentos
Carlos Wilson deverá propor nesta quinta suspensão para Regina Borges
ACM elogia Regina e Arruda a acusa de montagem
Arruda diz que ACM sabia da consulta a Regina Peres
Dutra defende acareação entre Arruda, ACM e Regina