Arruda comemora aprovação de projeto das ZPEs



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou nesta quarta-feira (27) que o projeto que estabelece como serão cobrados os impostos das indústrias instaladas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), aprovado nesta data em Plenário, vai abrir um caminho distinto para o desenvolvimento do país. As ZPEs abrigam empresas beneficiadas com isenção de impostos, sob a condição de que destinem a maior parte da produção ao mercado externo.

- Elas (ZPEs) são fruto de uma luta histórica do senador José Sarney [PMDB-AP], abraçada nesta Casa pelo senador Tasso Jereissati [PSDB-CE], que foi seu relator, que soube conduzir um acordo político que permitisse, não só a sua aprovação unânime na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas a sua aprovação unânime aqui no Plenário - disse.

Arruda também destacou a participação de Cláudio Ferreira Lima na aprovação do projeto das ZPEs. Funcionário do Banco do Nordeste, Lima foi secretário de Planejamento na primeira vez em que Tasso Jereissati governou o Ceará.

Mesmo saudando o projeto, o senador pelo PCdoB disse que a proposta pode ser prejudicada pela "farra cambial brasileira".

- Temos que encontrar um mecanismo para poder viabilizar não só as exportações do que já temos, mas do que vamos produzir nas Zonas de Processamento de Exportação - afirmou Inácio Arruda.



27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria ZPEs na CAE

Roseana Sarney comemora aprovação do projeto que facilita implantação de ZPEs

Wellington Dias comemora aprovação de projeto que permite a empresas em ZPEs destinar 40% da produção ao mercado interno

Inácio Arruda comemora aprovação de urgência para veto a projeto dos royalties

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projetos que autorizam criação de ZPEs no Pará

ARRUDA COMEMORA APROVAÇÃO DA RESTRIÇÃO DE ARMAS