Wellington Dias defende manutenção de juros baixos
Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), o senador Wellington Dias (PT-PI) manifestou apoio à adoção de medidas pelo governo para o combate à inflação, e criticou a “associação de alguns setores que ainda não acompanharam a tendência de redução de juros no país”, a qual garante aumento do poder de compra da população.
Wellington Dias criticou alguns setores da mídia e da oposição, e disse que há uma verdadeira torcida para o aumento dos juros. Ele atribuiu o aumento atual da inflação “a uma oscilação típica de primeiro semestre para a realidade brasileira”, e disse que o aumento no preço dos alimentos “tem a ver com a frustração de safra no Paraná, em São Paulo e nos estados do Nordeste”.
- A quem interessa o juro alto, essa jogatina, essa cobrança, quase uma campanha pelo aumento do juro? – questionou.
O Brasil, disse Wellington Dias, fez um esforço muito grande para chegar ao patamar atual, inclusive com a adoção da Lei de Responsabilidade Fiscal, aprimorada em medidas tomadas nos últimos anos, o que permitiu a acumulação de moeda estrangeira pelo país.
- Hoje temos uma câmbio adequado aos interesses do país, temos condições de evitar sua flutuação por interesses de especuladores e a inflação está sob controle – afirmou.
Wellington Dias apontou ainda a existência de uma “memoria inflacionária”, e lembrou que em tempos recentes o Brasil trabalhava com uma inflação de 84% ao mês, “e quem ganhava eram aqueles que apostavam na jogatina e na especulação”.
- Está correta a política adotada pelo governo, diferentemente do passado, em que se convivia com o conto de fadas de que o Brasil tinha que crescer para repartir o bolo – concluiu.
11/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias defende manutenção de vetos presidenciais
JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES
Wellington Dias elogia manutenção da política de valorização do salário mínimo
MARIA DO CARMO REIVINDICA JUROS MAIS BAIXOS
ARRUDA DIZ QUE A REVISÃO É O CAMINHO PARA JUROS BAIXOS
Wellington Dias defende incentivos à aviação regional