ARRUDA PEDE QUE CÂMARA VOTE PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA



O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) conclamou a Câmara dos Deputados a votar rapidamente dois projetos de lei - já aprovados pelo Senado -, que são parte da reforma política. Um dos projetos impõe índices de desempenho aos partidos políticos para lançar candidatos e o outro proíbe as coligações nas eleições proporcionais. Com isso, Arruda acredita que os mais de 30 partidos existentes sejam reduzidos a cerca de 10.

- Apesar de termos feito uma eleição totalmente informatizada e a mais limpa da história da democracia brasileira, continuam a existir os partidos nanicos, os partidos de aluguel, que ajudam a fraudar o processo eleitoral e são usados com candidatos de chance zero para atacar adversários dos políticos que realmente controlam esses partidos - afirmou o senador.

Para Arruda, a Justiça Eleitoral foi a grande vitoriosa nas eleições municipais e a urna eletrônica o avanço mais importante para a consolidação da democracia no Brasil. Segundo o senador, o empenho do governo federal em alocar os recursos necessários à compra das urnas eletrônicas evitou a ocorrência de fraudes eleitorais. Também contribuiu para o bom andamento do processo, na avaliação do senador, o Congresso Nacional que aprovou rapidamente estas dotações.

16/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede que Câmara vote projetos em prol dos idosos

Paim pede que Câmara vote projetos que beneficiam idosos

Magno Malta pede que a Câmara vote projetos sobre segurança

Geraldo Mesquita Júnior pede à Câmara que vote logo projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Mozarildo pede à Câmara que vote projetos de plebiscito sobre divisão do Amazonas, Pará e Mato Grosso

SENADO JÁ ENVIOU À CÂMARA DOIS PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA