Arthur Virgílio afirma que PSDB aguardará perícia da PF em documentos de Renan "para buscar a verdade"



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse, nesta terça-feira (19), que seu partido vai aguardar a perícia da Polícia Federal nos documentos apresentados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros,antes de se pronunciar sobre a culpa ou não do senador. O Conselho se reunirá nesta quarta-feira (20) para dar continuidade à análise da representação do PSOL, com base em denúncias da imprensa de que Renan teria tido contas pessoais pagas pelo funcionário da construtora Mendes Júnior Cláudio Gontijo.

Segundo Arthur Virgílio, o PSDB quer que não reste "uma sombra de dúvida qualquer sobre o caso", daí a posição do partido de aguardar a perícia da PF e não se precipitar sobre um possível pedido de renúncia de Renan do cargo de presidente da Casa, conforme sugeriu o senador Pedro Simon (PMDB-RS), em pronunciamento na sessão desta terça.

- O PSDB foi quem requisitou a perícia, dentro do seu cronograma de atuação no Conselho de Ética - frisou Arthur Virgílio, assegurando que o PSDB "entrou de cabeça erguida no julgamento e sairá da mesma forma, consagrando a busca da verdade".

Arthur Virgílio recebeu aparte do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), considerando que a atuação de alguns parlamentares no Conselho de Ética "gerou convicção de que o Senado não está trabalhando sério em relação ao assunto".

- A nossa responsabilidade deve ser a de tomar uma posição que possamos afirmar na rua ou em qualquer lugar e com capacidade de convencer o povo - enfatizou o parlamentar por Pernambuco.

O senador Mão Santa (PMDB-PI), também em aparte a Arthur Virgílio, apoiou a posição de cautela em relação ao julgamento de Renan.

19/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio afirma que somente a verdade pode salvar o ministro da Justiça

Arthur Virgílio: PSDB "faz opção pelo Senado" e defende perda de mandato de Renan

Mesa recebe pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan

Conselho de Ética entrega à Mesa pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan

PF diz que poderá fazer perícia em documentos de Renan em 20 dias

Jucá diz que Renan tem interesse em submeter documentos à perícia