Arthur Virgílio alerta o governo para risco de apagão em Manaus
Manaus está sob a ameaça de sofrer um colapso no fornecimento de energia porque a Eletrobrás não paga, há dez meses, a El Paso Energia, maior produtora independente de energia do Amazonas, denunciou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) nesta quarta-feira (29). A Eletrobrás deve R$ 90 milhões à empresa e, segundo o senador, mantém uma postura irresponsável, que pode prejudicar 1,7 milhão de pessoas com um provável apagão. Ele pediu à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, uma solução para o problema.
O senador se disse particularmente indignado porque, em uma reunião para resolver o problema, um conselheiro da Eletrobrás que representa o Ministério da Fazenda pediu vista do conjunto do processo, incluída a minuta do contrato, adiando o problema para 12 de novembro, quando deverá haver nova reunião. Até lá, afirmou Arthur Virgílio, Manaus pode entrar em colapso por falta de energia.
- O parque termelétrico da empresa opera no momento com apenas 30% de sua capacidade. Os outros 70% já nada produzem, por falta de dinheiro para operação e manutenção - afirmou.
O episódio levou o líder do PSDB a ressaltar a diferença das atitudes tomadas pelos governos de Fernando Henrique e de Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, enquanto o primeiro fez o impossível para evitar um blecaute de energia quando se deparou com a crise, hoje, quando não há problemas de estiagem, a negligência do governo coloca a população da capital do Amazonas em sobressalto.
29/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio cobra medidas do governo federal para evitar risco de apagão em Manaus
Arthur Virgílio alerta para risco de deslizamento em bairro de Manaus
Arthur Virgílio alerta para risco de crise fiscal no próximo governo
Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus
Teotônio alerta para risco de apagão
Jefferson Péres alerta para ameaça de apagão em Manaus