Jefferson Péres alerta para ameaça de apagão em Manaus
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou que Manaus, uma das 10 maiores cidades do país, sofre séria ameaça de falta de energia elétrica. A causa, explicou, é um débito de R$ 90 milhões com a empresa americana El Paso, que fornece metade da energia da capital amazonense, com mais de 1,5 milhão de habitantes.
Pedindo a palavra como líder do PDT nesta quarta-feira (29), o parlamentar afirmou que a empresa não recebe da Eletrobrás pagamento por seus serviços desde fevereiro. O motivo alegado pela empresa estatal é a existência de problemas contratuais.
- Contratos se discutem na Justiça. Primeiro se paga, depois discute - afirmou o representante amazonense.
Jefferson explicou que 80% da energia que abastece Manaus têm origem térmica, sendo apenas um quinto proveniente de origem hídrica. Além disso, o sistema elétrico da região é isolado do resto do país.
O senador afirmou ter conversado a respeito do problema com o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, há três meses, mas, segundo ele, o dirigente não se mostrou interessado. Também informou ter procurado, há cerca de 20 dias, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que, embora tenha se interessado pelo problema, alegou não ter ingerência sobre a estatal.
- A geração está no limite, nos momentos de pico de energia. Se parar qualquer uma das máquinas, Manaus entra no sistema de racionamento, como já sofreu em 1997 - alertou o senador pelo Amazonas.
Jefferson acrescentou que, além da falta de pagamento à El Paso, a Eletrobrás cortou R$ 91 milhões do orçamento de investimento. E informou que o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, afirmou que o corte se deveu ao surgimento de outras prioridades.
- Não sei por que Manaus deixou de ser uma prioridade. Infelizmente não estão aqui nem o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), nem o líder do PT, senador Tião Viana (PT-AC). Fica o alerta, já feito nesta sessão pelo senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) - afirmou o senador, afirmando que -não será surpresa se Manaus sofrer um apagão-.
29/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres alerta para "ameaça à PEC paralela"
Arthur Virgílio alerta o governo para risco de apagão em Manaus
João Pedro: "Em Manaus, o povo foi para as ruas na despedida de Jefferson Péres"
Velhos conhecidos de Manaus se despedem de Jefferson Péres
Jefferson Péres alerta para erosão da autoridade
Jefferson Péres alerta para o fim das CPIs no Senado