Arthur Virgílio apresenta projetos para beneficiar disléxicos e portadores da "síndrome do escrivão"



Ao discursar na sessão desta sexta-feira (14), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou a apresentação de um projeto de lei que dispõe sobre o diagnóstico e o tratamento da dislexia nos estudantes da educação básica.

Segundo Arthur Virgílio, é de fundamental importância que as escolas de educação básica assegurem às crianças e adolescentes portadores de dislexia o acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Ele destacou que o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por uma equipe multidisciplinar que inclua educadores, psicólogos, médicos e psicopedagogos.

O senador pelo Amazonas explicou que a dislexia é uma disfunção neurológica que afeta a aprendizagem na área da escrita e da leitura. Embora não seja considerada uma doença, lembrou o parlamentar, a dislexia acarreta um ritmo mais lento de aprendizagem. Por esse motivo, as crianças disléxicas precisam receber atenção especial para conseguirem integrar-se às classes regulares.

Arthur Virgílio também anunciou em Plenário a apresentação de outro projeto de lei que tem por objetivo classificar a chamada "síndrome do escrivão" - uma espécie de câimbra que dificulta a escrita -, como deficiência física. Com essa medida, os portadores da síndrome poderão vir a ter direito à proteção legal já assegurada às pessoas portadoras de deficiência (Lei 7.853/89).

O senador pediu, ainda, que o Senado envie votos de louvor aos responsáveis pelo jornal O Liberal, de Belém, e pelo Atlético Rio Negro Clube, de Manaus, pela passagem de seus respectivos aniversários.



14/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgílio: homenagem ao portadores da síndrome de Down uniu o Senado

Arthur Virgílio não vê como um país possa se beneficiar da guerra

Arthur Virgílio apresenta requerimento para voto de pesar

Arthur Virgílio apresenta plano de trabalho para CPI das ONGs

Arthur Virgílio informa reivindicações da oposição para votar projetos do pré-sal

Arthur Virgílio apresenta requerimento para criar CPI dos Cartões no Senado