Virgílio: homenagem ao portadores da síndrome de Down uniu o Senado



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) disse na tarde desta quarta-feira (21) que a solenidade de lançamento da campanha "Aprendendo com as Diferenças", que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, uniu o Senado, sendo mais uma contribuição no esforço contra o preconceito que ainda cerca pessoas que têm a síndrome. A data foi celebrada em audiência pública pelas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos sociais (CAS).

- Durante essa solenidade senti-me comovido, mas não triste. Feliz, sim, porque o Congresso mostrou sensibilidade e disse 'sim' à vida e 'não' ao preconceito - afirmou o parlamentar.

Virgílio citouexemplos de cidadãos portadores da síndrome que não só levam uma vida perfeitamente normal como se destacam em atividades esportistas e artísticas. Uma deles é a escritora, ceramista e campeã de hipismo, Maria Carolina Coelho Vergara Balesteros. Outro mencionado foi o campeão de judô Breno Viola, que ganhou um título na Inglaterra enfrentando atletas não portadores da síndrome.

Virgílio elogiou também o artilheiro Romário, do Vasco da Gama, pai de Yvy, menina portadora da síndrome de Down. O jogador, que tem usado sua fama e seu prestígio para colaborar na luta pela superação das barreiras à integração dos portadores na sociedade, esteve na solenidade.

Na opinião do senador, várias questões importantes têm sido levantadas no Parlamento e na imprensa, entre as quais o aumento da expectativa de vida dos portadores da síndrome, o que os leva a sobreviver aos pais.

- Esse é um problema que precisa de uma resposta muito clara do Estado brasileiro e da sociedade nacional. O que fazer para que, sobrevivendo aos seus pais, não fiquem relegados ao abandono? Precisamos prepará-los para viverem independentes - sugeriu o senador.



21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio apresenta projetos para beneficiar disléxicos e portadores da "síndrome do escrivão"

Aberta no Senado exposição de arte de portadores da síndrome de Down

CAS vota parecer a projeto de lei que beneficia portadores da síndrome da talidomida

Portadores de Síndrome de Talidomida poderão vir a ter aposentadoria diferenciada no serviço público

Vanessa Grazziotin pede fim da discriminação racial e respeito aos portadores da síndrome de Down

Plenário pode votar projeto que beneficia portadores da Síndrome da Talidomida