Arthur Virgílio cobra construção do gasoduto Urucu-Coari-Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu nesta quarta-feira (12) a construção do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, que ligará a reserva de Urucu - de onde se extrai óleo e gás - à cidade de Manaus. Ao discursar em Plenário, o parlamentar declarou que "esse gasoduto é a solução natural para o abastecimento energético da Amazônia".

- Mas, apesar da propaganda do governo federal, o gasoduto ainda não está em construção - protestou o senador, acrescentando que "esse empreendimento só não se tornou realidade devido ao descaso do governo Lula".

Virgílio afirmou que as obras dependem dos recursos do Orçamento de 2006, ainda não aprovado pelo Congresso, e teriam sido prejudicadas pela "tungada de R$ 110 milhões que o governo promoveu por ocasião da votação de créditos especiais".

- Em vez de priorizar o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, o Executivo passou a discutir o projeto de um supergasoduto de 10 mil quilômetros que ligaria Caracas a Buenos Aires, cujo custo de construção pode ser de mais de US$ 25 bilhões - criticou ele.

O senador citou coluna do jornalista Celso Ming, do jornal O Estado de S. Paulo, na qual este alerta para as dificuldades da construção do supergasoduto, entre elas a ausência de marcos regulatórios nos países envolvidos.

12/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: gasoduto Coari-Manaus não saiu do papel

Arthur Virgílio diz que Exército está disposto a construir gasoduto Coari-Manaus

Raupp cobra do Ibama licença para construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

João Pedro: Gasoduto Urucu-Manaus está no ritmo que a região permite

Raupp defende a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp defende construção do gasoduto Urucu-Porto Velho