Arthur Virgílio comenta ações e atitudes de integrantes do governo
Recentes ações governamentais, além de idéias e atitudes de integrantes do alto escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva, voltaram a ser objeto de comentários do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Inicialmente, lembrou a decisão do Ministério da Previdência, já revogada, de suspender o pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas com mais de 90 anos. Em seguida, discorreu sobre a viagem do presidente Lula à África e sobre -erros e acertos- de entrevista concedida pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, ao jornal O Globo .
Sem entrar nos detalhes da polêmica medida previdenciária, o senador pelo Amazonas disse preferir aguardar as explicações a serem prestadas pelo ministro Ricardo Berzoini ao Congresso sobre o assunto. De qualquer forma, sugeriu não a demissão, mas o deslocamento de Berzoini, um homem -competente, inteligente e capaz-, para uma pasta onde caiba -aspereza e fala grossa-, citando como exemplo o Ministério dos Transportes.
A respeito da viagem do presidente Lula à África, -cheia de estripulias-, Arthur Virgílio condenou a -carona- que Delúbio Soares, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), pegou na comitiva presidencial, hospedando-se em hotéis com diária oscilando entre US$ 150 e US$ 180.
- Vou dar entrada em um requerimento de informações e pedir a devolução do dinheiro gasto na viagem do doutor Delúbio via ação popular - prometeu.
Mas a maior parte do pronunciamento do líder tucano foi dedicada à análise das declarações de José Dirceu a O Globo. Não obstante tenha elogiado e considerado corretas posições do ministro sobre a situação da segurança pública interna, a crise na Bolívia, o apoio financeiro de organismos internacionais ao desenvolvimento nacional, problemas nos programas Fome Zero e Primeiro Emprego, Arthur Virgílio teceu críticas a opiniões mais ácidas dirigidas aos Estados Unidos e à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
10/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio discorda de atitudes do presidente Lula
Arthur Virgílio protesta contra atitudes de policiais do Senado
Arthur Virgílio lista ações negativas de governo Lula
Arthur Virgílio diz que cabe ao presidente do Senado indicar os integrantes da CPI
Arthur Virgílio comenta almoço da bancada do PSDB com Mantega sobre CPMF
Arthur Virgílio comenta suposta autorização do presidente do PT para compra de dossiê