Arthur Virgílio critica Lula por defender Severino Cavalcanti
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por comentários favoráveis feitos em Recife, nesta quarta-feira (26), sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE). O presidente Lula teria saído em defesa do ex-deputado federal, afirmando que sua eleição para o cargo foi viabilizada pelo apoio da oposição, que o teria derrubado, tempos depois, pelo fato de ele não se posicionar contra o governo. Severino Cavalcanti presidiu a Câmara de março a setembro de 2005 e renunciou ao cargo em meio a denúncias de corrupção.
- Parece que Lula se esqueceu da forma como Severino caiu - comentou Arthur Virgílio, lembrando as acusações de que o ex-deputado teria extorquido um empresário que explorava um dos restaurantes do Congresso.
Arthur Virgílio declarou ainda que a eleição de Severino Cavalcanti para o cargo foi resultado "da luta fratricida, dentro do próprio PT, entre os deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG) pela candidatura àquela presidência".
Proer
O senador pelo Amazonas também criticou outra declaração dada por Lula, nesta quinta-feira (27), relativa à crise financeira enfrentada pelos Estados Unidos. Após afirmar que "o Brasil tem know-how para salvar bancos", o presidente Lula sugeriu ao governo norte-americano tomar como modelo o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer).
Segundo assinalou Arthur Virgílio, antes de chegar à Presidência da República, Lula e o PT eram contra o Proer e argumentavam que o programa atendia aos interesses dos banqueiros.
- Agora, Lula elogia o Proer. Chega a ser desonestidade - protestou.
27/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio critica multa a rapaz que matou cobra para se defender
Arthur Virgílio critica informalidade de Lula
Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica
Arthur Virgílio critica inauguração de solda de gasoduto por Lula
Arthur Virgílio critica reforma agrária do presidente Lula
Arthur Virgílio critica Tarso Genro por antecipar vitória de Lula