Arthur Virgílio critica Tarso Genro por antecipar vitória de Lula



O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), criticou em Plenário, nesta terça-feira (24), o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, por haver declarado à imprensa que procuraria os partidos de oposição para acertar entendimento após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dada como certa pelo ministro.

Arthur Virgílio considerou eleitoreira a declaração de Tarso Genro, uma vez que a disputa eleitoral ainda está em curso. Diante disso, afirmou, a declaração do ministro é leviana e soa como tentativa de impingir à nação um fato consumado.

Ele observou ainda que a manifestação antecipada do ministro poderá descrendenciá-lo como interlocutor com a oposição, na hipótese de vitória de Lula. Lembrou que Tarso Genro tem-se portado "como guerrilheiro", sendo quem diz "as coisas mais desagradáveis em direção a oposição".

- Não sei se será ele o melhor interlocutor na hipótese, da qual quero descrer, da vitória do presidente Lula - disse.

Arthur Virgílio disse ainda, comentando o debate entre Lula e Geraldo Alckmin promovido na segunda-feira (23) pela TV Record, que Lula não demitiu nenhum de seus correligionários envolvidos em escândalos - ao contrário do que afirmou na TV- mas apenas teria aceitado pedidos de demissão. Ele também culpou Lula por não ter impedido que todos os envolvidos em irregularidades em seu governo obtivessem legenda para disputar cargos nas eleições deste ano.

O líder do PSDB, após ler vários textospublicados pela imprensa sobre casos de corrupção no governo federal, solicitou à Mesa sua inclusão nos Anais do Senado.

24/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio critica declarações de Lula e Tarso Genro sobre violência no país

Arthur Virgílio solicita vinda de Tarso Genro ao Senado para explicar operação Castelo de Areia

Arthur Virgílio critica informalidade de Lula

Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica

Arthur Virgílio critica Lula por defender Severino Cavalcanti

Arthur Virgílio critica inauguração de solda de gasoduto por Lula